Assista “As armas que matam” lançamento do grupo RZO

Em 35 anos, mais de 1.000.000 milhão de pessoas foram mortas por armas de fogo…

Em 35 anos, mais de 1.000.000 milhão de pessoas foram mortas por armas de fogo no Brasil.

O grupo de rap RZO está de volta. Em seu novo álbum, intitulado “Quem ta no jogo” a banca de rappers paulistanos traz 15 faixas inéditas com o que há de melhor e mais afiado em termos de rimas e batidas, sempre disparadas diretamente da Zona Oeste de São Paulo.

Uma das faixas que dá vida ao novo vídeo clipe do grupo é a pesada e realística “As Armas que Matam”, uma reflexão poética e visceral do grave problema social que são as armas de fogo e seu uso letal no cotidiano da sociedade brasileira.

O combustível para a composição da música foi uma discussão virtual entre Helião e um deputado que defende a liberação das armas de fogo. Nos últimos anos, alguns parlamentares queriam revogar o Estatuto do Desarmamento e reduzir a idade mínima de compra e venda de armas de fogo, alem de estender o porte. A discussão que começou na internet e fez Helião pensar: Vou fazer uma música pra esse “cara”. Com uma batida potente, produzida por Dj Cia, a música relata o quanto esse tema é pesado e merece nossa atenção.

A realidade das estatísticas são alarmantes, como o absurdo número de 41.817 pessoas assassinadas em decorrência do uso de armas de fogo em 2015 no Brasil, e são retratadas em forma de rimas e poesia, como denuncia um trecho da música: “Inundar a sociedade com armas de fogo é arriscado demais”

Os níveis da violência no Brasil assustam. E mesmo inseridos num contexto de crise econômica, política e social, ainda assim são expressivos e cruéis: em 2016, essa escalada chegou ao seu ápice e a espantosas 61.619 mortes violentas intencionais, ou seja, são 168 mortes por dia, 07 mortes por hora em todo o Brasil. Como retrata a letra: “Alguém matou com uma arma hoje”

Como se toda essa barbárie não bastasse, os dados comprovam: existe um genocídio da população jovem e negra em andamento no país, pois a cada 100 vítimas de homicídio no Brasil, 71 são negras e 76% das vitimas de intervenções policiais também são negras. Finaliza a letra: “Impunidade, racismo, corrupto faz festa. Revólver não presta. Uma simples defesa, ou mata ou aleija”. Cuidado com as armas que matam.

Idealizado pelo integrante do grupo Sandrão, o videoclipe foi dirigido por Elder Fraga, que já está na área a mais de 24 anos, é cineasta, diretor de produção em teatro, roteirista e ator. Vencedor de 29 prêmios e 25 indicações, já passou por mais de 80 países, vencendo prêmios em Los Angeles, Nova Iorque e Houston (EUA), Romênia, passando duas vezes por CANNES 2014 e 2015 e em 2018 teve seu último trabalho na seleção de Clermont – Ferrand (França) – um dos maiores do mundo.

[youtube]