
Ruas MC Assume a Narrativa Principal em Seu Novo Álbum ‘Alma de Protagonista’
Projeto com 13 faixas ressalta a maturidade artística do rapper e estreia nas plataformas O…
Projeto com 13 faixas ressalta a maturidade artística do rapper e estreia nas plataformas
O que acontece por trás da mente de um artista? Esse é um questionamento que muitos fãs e entusiastas da música têm ao ouvir um disco ou música que gosta. Pensando nisso, o rapper Ruas MC trouxe essa dúvida como o fio condutor do seu novo disco: “Alma de Protagonista”. O álbum estreia nas plataformas digitais.
“Alma de Protagonista” traz holofotes para o backstage da vida de quem está acostumado com o foco, mesmo quando tenta só existir. “Ter alma de protagonista é saber quem você é quando os olhares estão em cima de você — e quando não estão também. É entender que o protagonista é o que todo mundo quer ser, mesmo já sendo. Porque isso não é um papel, é algo que vem de dentro”, explica o artista.
Composto por 13 faixas, o álbum traz sentimentos pessoais de Ruas, revisitando suas origens com mais maturidade e profundidade ao se perceber como personagem principal de sua própria história. O processo de criação durou cerca de oito meses, período no qual o rapper fez viagens para criar in loco com os artistas e produtores participantes do projeto.
“Esse projeto nasceu quando eu senti que precisava voltar a criar o que eu realmente queria, sem pensar no que as pessoas estavam acostumadas a ouvir de mim, e trazer ideias e sentimentos que eu já tenho desde o início, mas que se apresenta como algo novo. É um novo papel. E acho que o protagonista é isso: ele faz o que quer, age como quer, porque sabe que é o rosto dele que está no centro da tela. Dessa vez, decidi criar diversas faixas e fazer uma seleção no final. Assim, consegui extrair o que sentia que comunica melhor o que eu quero passar nesse momento”, descreve.
Assim, “Alma de Protagonista” conta com participações de nomes de notoriedade no cenário nacional como Iuri Rio Branco, Paulo DK, LEALL, Arcanjo Ras, André Miquelotti, Gui Cunha, Maui, Ashira, El Lif Beatz, Nave, Kohuru e Meli.
“No início do processo, fiz uma lista com diversos nomes que eu tinha vontade de trabalhar, por sorte consegui gravar com todos. Quis fugir do que as pessoas poderiam estar esperando e busquei o que cada participação poderia agregar, não queria somente o nome de alguém, queria seu talento também, suas rimas e suas ideias. Quase todos os feats, nós produzimos juntos a faixa, o que ajuda muito no processo já que não tem perda de ideia no processo. Ali no estúdio, as ideias fluem mais rápido e é mais fácil pra gente falar a mesma língua e extrair o melhor possível”, conta Ruas.
Para o diretor da Symphonic Brasil, Ian Bueno, essa coletividade fez toda diferença para o resultado do projeto. “A gente percebe o crescimento e amadurecimento do Ruas MC a cada projeto que ele lança. Tem muito cuidado com a estética e a forma que vai passar a história do disco para o público. Isso é perceptível na escolha das participações, pois é um processo além do feat, buscando algo que agregasse também na narrativa das faixas”, destaca.
Juntamente com o álbum, o cantor, natural de Sumaré (SP), também divulgou os videoclipes das músicas BOMBOCLATT e RISCA DA LISTA, produzidos pelo diretor Gabriel Monteiro.
TRACKLIST
LA DA 019, feat André Miquelotti, Gui Cunha
CONVERSÍVEL PRATA feat Paulo DK
FOGO NO BAILE feat Kohuru
EU FIZ feat LEALL, El Lif Beatz
BOMBOCLATT feat Arcanjo Ras, André Miquelotti
AMOR DE NAVALHA feat Ashira, Meli, El Lif Beatz
ALMA DE PROTAGONISTA feat André Miquelotti
RUAS CHEGOU feat André Miquelotti
RISCA DA LISTA feat Kohuru
HORA DO SHOW feat Iuri Rio Branco, André Miquelotti
ME DIZ AGORA feat Maui, Meli, Paulo DK
MEU MANO feat Nave, André Miquelotti
GRIFES E JOIAS PT2 feat Kohuru, André Miquelotti
Sobre Ruas MC
Diretamente da 019, tendo crescido entre os bairros Nova Esperança e Jardim Calegari, Ruas MC acumula oito anos de caminhada no rap, iniciada com o single “Baralho Sujo”, produzido por Paulo DK. Em 2019, integrou o grupo KZN ao lado de Dé, Kohuru e MRC, mas foi em 2021, com o álbum “Sonhos de Vitrine”, que assumiu de vez a carreira solo e começou a mostrar ao público sua verdadeira identidade — marcada pela originalidade e pela forma autêntica de transmitir ideias em cada faixa.
Com os álbuns “No Embalo de Uma Sexta-Noite” e “No Embalo de Uma Sexta-Noite Vol. 2”, Ruas e o produtor Meli Beats expandiram horizontes, explorando a mistura entre rap e música eletrônica e criando uma estética própria dentro do underground. O segundo volume foi o ponto de virada, ampliando o alcance do artista e conectando novas pessoas ao universo sonoro e visual que ele e Meli vinham construindo. Agora, em “Alma de Protagonista”, Ruas revisita suas origens com mais maturidade e profundidade.