Rincon Sapiência lança single sobre Quarentena

O MC, produtor musical e empresário Rincon Sapiência lança nesta sexta-feira, 8 de Maio, seu…

O MC, produtor musical e empresário Rincon Sapiência lança nesta sexta-feira, 8 de Maio, seu novo single “Quarentena (Verso Livre)”, disponível no Youtube e em todas as plataformas de streaming. A música retrata desde desigualdades sociais a anseios pessoais do artista no enfrentamento à pandemia. O projeto reforça sua capacidade de autogestão, já que além da composição e produção musical realizadas por ele em seu homestudio, teve o videoclipe também dirigido, gravado e editado pelo artista. Impulsionado pela quarentena, o rapper tem aproveitado o tempo extra em seu apartamento para se reinventar e imergir em sua arte, em tempos de dúvidas e incertezas sobre os próximos episódios deste cenário mundial.

E foi também em meio a tantas readaptações de planejamentos para o ano, que o tradicional Verso Livre lançado por Rincon todo dia 26 de Dezembro, desde 2014 e que originou o sucesso “Ponta de Lança” em 2016, foi antecipado para o primeiro semestre. Se no início da quarentena o artista estava tendo dias péssimos, como revelou em recente artigo para a Folha de S. Paulo, foi dentro de seu homestudio que sua cura vem o transformando, como ele diz em um trecho de Quarentena (Verso Livre) “o estúdio é o antivírus”. “O que tem me impulsionado é a música, independente do cunho profissional e financeiro que tem na minha vida é algo que amo fazer. Tenho a estrutura necessária para ouvir música, praticar, escrever, compor, então tenho aproveitado muito bem isso”, revela Sapiência.

O videoclipe gravado por ele mesmo com uma câmera GoPro, em seu apartamento no centro de São Paulo, traz cenas da sua rotina no isolamento. Nele o artista compartilha momentos enquanto cozinha, seu processo de produção artística no homestudio, além de exaltar algumas das medidas de prevenção à pandemia, como o uso da máscara de proteção e do álcool em gel.

A letra traz reflexões sobre o que temos à nossa disposição em casa durante esta quarentena; passando pelas desigualdades sociais existentes no Brasil; questões sobre o ego e a vaidade; a mudança do entretenimento na TV, como os jogos de futebol sendo reprisados; as medidas de saúde na prevenção ao novo coronavírus; o cenário político; a ausência de perspectiva sobre quando os shows presenciais serão permitidos novamente, e consequentemente seus anseios pessoais, como a liberdade de ir e vir, a saudade da vida noturna e sobre o quanto está tentando se manter forte para enfrentar este período. “Na parte da produção musical optei por fazer uma música totalmente aberta e com poucos arranjos harmônicos, foi tudo pensado numa forma para que a mensagem que está na música fosse colocada em primeiro lugar, então é uma produção muito simples e todo o peso da música está no texto dela”, explica o compositor e produtor musical da faixa.

Outras formas de se adaptar ao contexto de quarentena foi o lançamento da websérie “Resenha Manicongo”, um programa de entrevistas via LIVE em seu perfil no instagram do qual já passaram o DJ KL Jay, o cantor angolano Preto Show, além do músico Gaab, que fez participação especial no seu álbum recém-lançado no final de 2019 “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”. Para Maio, ainda está prevista a participação de outros artistas que colaboraram neste disco, como Mano Brown, Rael e Lellê.