Rapper Xaga quer voar alto para retratar a realidade do subúrbio no álbum de estreia “Asas de Ouro”

Disco do artista da zona norte do Rio conta com participação de Sant, Ghetto ZN,…

Disco do artista da zona norte do Rio conta com participação de Sant, Ghetto ZN, Paige e DJ Erik Skratch

Nome em ascensão no rap carioca, Xaga abre o coração em seus versos e divide ansiedades, angústias e um olhar afiado sobre a cidade e a busca por seus objetivos. Mirando alto em seus sonhos, ele lança “Asas de Ouro”, seu álbum de estreia.

O projeto conta com participação de Sant, Ghetto ZN, Paige e DJ Erik Skratch e está disponível em todas as plataformas de música digital.

Nascido Diego Chagas na Baixada Fluminense, ele se interessou pela cultura hip hop em 2007, quando começou a testar batidas e rimas. Com o passar dos anos e um contato mais intenso com o rap nacional, Xaga tomou para si uma missão: propagar verdade, inspirar jovens e se tornar relevante no cenário musical através das suas ideias, voz e princípios. E passou a estudar para desenvolver um estilo de lírica e de produção musical. O resultado disso é “Asas de Ouro”.

“O álbum representa a minha versão e ponto de vista de assuntos pessoais, obstáculos superados, evolução musical e principalmente a quebra de barreiras sociais e raciais. Venho produzindo esse disco há mais de um ano, onde pude, além de cantar e dirigir, produzir 10 instrumentais”, conta o artista.

Ele assina a produção musical de quase todas as faixas e conta com co-produção de nomes como Nansy Silvvz (Baco Exu do Blues e Raffa Moreira) e Anubis (Coeso Norte e NeurótiClã). O álbum foi gravado no Erva Doce Studio, espaço na Zona Norte do Rio onde Xaga é um dos sócios e conta com participações de nomes destaque do hip hop suburbano carioca, como Sant e Ghetto ZN.

“Gravamos todas as vozes no nosso próprio estúdio. E eu mesmo me gravei em 5 faixas desde os momentos de composição, sozinho no estúdio, onde eu precisava imediatamente gravar e sentir aquela energia na hora”, conta Xaga.

O disco dialoga com a rotina de lutas internas para seguir vencendo (“Sensei”, “Talismã” e “1992 Depois de Cristo”), com religião (“Intro”) passando por términos de relacionamento (“Romances e Pisantes” e “Cactos no Litoral”) e a realidade do subúrbio do Rio (“Maldição do Rio” e “Bandido”).

“Com esse álbum, espero poder abrir as visões das pessoas que o ouvirem, em relação ao mundo que vivemos, se portando com auto estima e confiança elevada”, conclui Xaga.

“Asas de Ouro” é uma produção independente e está disponível em todas as plataformas de música digital.

[Ouça “Asas de Ouro”]

Faixa-a-faixa por Xaga:

01. Intro

Música gravada em 2016. Ela faz uma alusão e analogia entre religião e o rap, no começo com a frase: “Quanto você tem, muito mais, cê quer, pra falar que tem mais.” Me refiro à ambição em geral, poder, dinheiro, sonhos, etc. Ghetto ZN faz um freestyle, abrindo ouvidos e mentes para que entendam todo o motivo e intenção do álbum.

02. Sensei

Um som forte, com linhas de soco inteligentes e confiantes. Com essa faixa, quis absorver e mostrar que estou no “jogo”  e que só há uma opção, vencer. Mostro meu estilo em flows diferenciados e únicos.

03. Anjos e Demônios (Interlúdio I)

Me refiro a escolhas, certo e errado. Anjos e ddemônios no mais puro sentido das palavras. Falo sobre cair e levantar sempre pronto para o próximo combate, sobre aprender com os erros.

04. 1992 Depois de Cristo

Faixa direcionada única e exclusivamente para minha trajetória pessoal, minha família “separada”. Nos primeiros versos, falo para minha família por parte de mãe, que depois de se divorciar cuidou de mim e meus irmãos com muito orgulho e dificuldade, morando de aluguel por diversas casas. Nos segundos versos, falo para minha família por parte de pai, que sempre, antes e depois do divórcio, nos motivou a sermos negros bem sucedidos, a estudar e vencer na vida. Meu pai, um homem sábio em tudo, fez de mim e meus irmãos homens na vida.

05. Talismãs

Auto estima grande, vencendo obstáculos e atropelando maus olhares, invejas. Mostro um pouco da nossa vida, ambições e sonhos, apesar de ainda serem sonhos. Plantar e colher, vencer independente das dificuldades.

06. Cactos no Litoral (Part. Ghetto ZN)

Término de relacionamento, falamos sobre enfrentar juntos as barreiras do sentimento. Apesar de ainda haver amor, é preciso entender que é delicado quando se trata de reciprocidade.

07. Asas de Ouro

Uma faixa escrita com muito sentimento. Me refiro à humildade e de como não devemos ligar para o que outros dizem. Uma poesia escrita em um belo instrumental onde eu pude expressar os sonhos e onde quero chegar com meu trabalho.

08. Romances e Pisantes (Part. Paige)

Referências e analogias a um relacionamento novo e um par de tênis novos. Eu falo sobre não entrar de cabeça, sobre pensar duas vezes antes de tomar decisões. Nessa faixa somos eu e uma mulher acabando de nos conhecer e querendo algo maior, o que acontece com inúmeras pessoas precipitadas.  Me refiro à aparência não ser tudo, e sim confortabilidade e confiança.

09. Emoções (Interlúdio II)

Uma passagem instrumental, onde eu gostaria que apenas sentissem a sonora, sem letras e composições. Quando produzi essa batida, particularmente, senti que não precisava de uma voz, e sim de ouvidos. Ela em si me transmitiu diversas emoções diferentes sempre que a ouvia.

10. Bandido (Part. Sant)

Faixa recheada de controle sobre seus atos, sobre estarem pregando no mercado do rap nacional, falsas especulações. Dizem ser “bandidos”, quando não conhecem a realidade dos subúrbios. Falamos sobre as reais responsabilidades, como pagar contas e encher a geladeira. Nos portamos como maiores que isso, reais.

11. Maldição do Rio

Detalhes e crônicas da noite carioca, nossos rolês e festas. Misturo um pouco do funk com uma batida pra cima, com a auto confiança do morador do subúrbio do Rio de Janeiro. Com toda sua humildade em apenas querer ser feliz com o que tem, a realidade dos ghettos, crimes e danças. Dinheiro, sexo e drogas circulam por nós, mesmo que não queiram ver.

12. Guerra Infinita

Um som referente a deixar algumas coisas que se julgam “prazerosas”, de forma pessoal, para que consiga a concentração e dedicação necessária para atingir novos níveis. Falo sobre parar de fumar maconha, sobre pagar contas, aluguel e outros aspectos mais importantes. Sempre acreditei que o excesso de qualquer coisa nos torna fracos e cegos, frente a um novo objetivo. E essa é sempre uma guerra sem fim.