“RAP - Revolução Através da Palavra”: Após documentário dos Racionais MCs, Washington Deoli lança curta-metragem sobre o RAP com pioneiros e nomes contemporâneos

“RAP – Revolução Através da Palavra”: Washington Deoli lança curta sobre o RAP

No marco dos 50 anos do Hip Hop, documentário traz Thaíde, MC Soffia, Rappin’ Hood…

No marco dos 50 anos do Hip Hop, documentário traz Thaíde, MC Soffia, Rappin’ Hood entre outros para refletir sobre o RAP como um espaço de fortalecimento da construção de narrativa e instrumento de registro para a trajetória da população negra

Em sincronia com o Dia Mundial do Hip Hop, comemorado em agosto, o cineasta Washington Deoli, responsável pela montagem do documentário dos Racionais MCs, lança o documentário “RAP – Revolução Através da Palavra”, disponível no Youtube da Produtora Preta Portê, que agrega a produção. O projeto foi realizado através do 1º Edital de Culturas Negras da Cidade de São Paulo e selecionado no Festival InEdit Brasil e no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.

Com duração de 20 minutos, o documentário mergulha na São Bento e no Vale do Anhangabaú em São Paulo, pontos reconhecidos nacionalmente como berço do Hip Hop no Brasil, para falar da história do RAP pela boca de quem viu e fez acontecer: Thaíde, Rappin’ Hood, Sharylaine e Ba Kimbuta. Os entrevistados falam sobre o gênero musical e expressão artística que estourou nos anos 80 e 90 em sinergia com a ascensão do Movimento Negro, levando as pautas da negritude para a arte e discussão pública.

“A ideia do documentário surgiu enquanto eu estava montando o documentário dos Racionais e me surgiu uma intenção muito grande em documentar a perspectiva dos pioneiros do RAP e do Hip Hop no Brasil, resgatando e ecoando a voz de quem viu o movimento nascer. Além disso, a ideia é questionar a evolução do RAP e refletir sobre a responsabilidade do/a rapper sobre aquilo que coloca na letra”

Com participação de Leci Brandão, o documentário também relata a relação do RAP com o samba dentro da perspectiva da música de protesto, que ecoa as demandas da população negra brasileira; A contemporânea do RAP MC Soffia também participa do doc, trazendo sua visão mais atual do gênero e como ele dialoga com as pautas atuais.

Em maio, Washington Deoli e Yuri Amaral foram premiados após a Associação Brasileira dar o título de Melhor Montagem para o documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo Para o Mundo”, produzido pela Preta Portê e dirigido por Juliana Vicente.

Sobre Washigton Deoli

Washington Deoli é um diretor, montador e roteirista. Formado em Audiovisual em 2010, atuando em diversas áreas no meio desde então. É o diretor do documentário “Motriz – Roda de Afeto”, vencedor do 11º Doc Futura, em exibição no canal e disponível na Globoplay.

Desde 2014 atua em inúmeras produções da produtora Preta Portê Filmes, onde destacam-se os seus trabalhos, como montador e diretor de fotografia na série “Afronta!” (2017) – disponível mundialmente na Netflix, também atuou na co-direção e montagem do longa documental “Cidade Correria – um Bando de Artistas” (2020), além disso atuou como montador, assistente de direção e colaborador de roteiro no longa documental “Diálogos com Ruth de Souza” (2022), vencedor do prêmio de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio, também assina montagem e assistência de direção no longa documental “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo” (2022) disponível mundialmente na Netflix. Na Preta Portê Filmes também participou do curta-metragem “Vaca Profana” (René Guerra, 2017) , da série “Nós Negros” (Ana Paula Mathias, 2019) e no documentário “As Minas do Rap” (2015).

Além de todos os projetos desenvolvidos, já atuou como arte-educador na Mostra de Cinema de Fama, realizando com os alunos durante os 4 dias de festival o curta-documental “Depois que ela veio” (2019), exibido no encerramento do próprio evento. Além de participações em podcasts para falar sobre cinema negro, em 2022 foi convidado pelo professor Ricardo Alexino para falar sobre o tema em uma aula da Pós Graduação de Direitos Humanos na Universidade de São Paulo

RAP – REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA PALAVRA:

https://www.youtube.com/watch?v=0pSlmkWxcOs

Brasil | 2021 | 21′ | 12 anos

Direção e Roteiro: Washington Deoli

Pesquisa e colaboração de Roteiro: Cristiano Pereira (Gegê)

Produção Executiva: Diana Costa

Consultoria de Produção Executiva : Juliana Vicente

Direção de Produção: Thais Amanda

Direção de Fotografia: Rodrigo Portela

Assistente de fotografia e Logger: Renato Melo

Drone: Humberto Japadrone

Direção de Arte: Francine Moura

Artes Gráficas: Camila Matos

Tecnico de Som: Caio Tupã

Desenho de Som e Mixagem: Guile Martins

Montagem: Rafael Kubiaki e Washington Deoli

Locações: Centro Cultural São Paulo e Casa Preta Hub

Elenco: Leci Brandão, King Nino Brown, Sharylaine, Thaíde, Rappin Hood, Ba Kimbuta, MC Soffia