Rael, Céu e RDD convidam para reflexão sobre saúde mental, autocuidado e emergência climática por meio de uma viagem ancestral no clipe de Passiflora

Rael, Céu e RDD convidam para reflexão sobre saúde mental

Autocuidado e emergência climática por meio de uma viagem ancestral no clipe de Passiflora Muitos…

Autocuidado e emergência climática por meio de uma viagem ancestral no clipe de Passiflora

Muitos falam do efeito calmante do maracujá. Mas nem todos sabem que é na flor da fruta, chamada de passiflora e também conhecida como “flor da paixão”, em que estão os seus principais benefícios (utilizados em tratamentos de ansiedade e de insônia, por exemplo). Bastou ver que nasceu uma passiflora na horta da sua casa para que o cantor e compositor Rael encontrasse nela inspiração para uma nova música. Intitulado “Passiflora”, o single conta com a participação da cantora Céu e de RDD (Rafa Dias, do ÀTTØØXXÁ) e acaba de chegar nas plataformas de streaming . Um videoclipe também está disponível no canal de YouTube do artista. Além de ser um lançamento da gravadora LAB Fantasma, o single também faz parte da jornada de conteúdos que Rael vem produzindo em parceria com o YouTube. Ele foi um dos nomes selecionados pelo projeto #YouTubeBlackVoice, do Fundo Vozes Negras, que é um programa global criado para apoiar e promover artistas e times negros, fazendo com que eles gerem conteúdos e possam ter sucesso dentro da plataforma.

“Quando eu vejo a gravidade dos acontecimentos atuais, eu me sinto convocado a falar sobre saúde mental, autocuidado e também refletir sobre as questões urgentes sociais e ambientais do nosso tempo”, afirma Rael. Inclusive, isso foi algo que ficou ainda mais latente na carreira do rapper paulistano com o lançamento do disco Capim-Cidreira (2019) e do EP Capim-Cidreira (Infusão) (2020). “Eu percebi que precisava cuidar de mim e do meu interior, algo que fiz por meio da corrida e de algumas atividades manuais. A conexão com a natureza também foi fundamental, então acendeu um alerta de que o cuidado não deve ser só comigo, mas com o entorno, o meio ambiente e a terra. É muito preocupante ver a Amazônia em chamas, além de constatar a situação do garimpo e como o agronegócio age no nosso país”, pensa Rael. E complementa: “É triste constatar a desigualdade social que se agravou no Brasil, fazendo com que nosso povo esteja passando fome e morrendo mais. Tudo é angustiante, por isso é importante cuidarmos da nossa saúde mental, proteger os biomas e reforçar a importância de sermos parte da natureza e não os algozes dela. É algo que devemos fazer pela nossa própria sobrevivência e a do planeta”, reflete.

“Passiflora” teve coprodução de Rael com RDD (Rafael Dias, do ÀTTØØXXÁ). A presença do produtor baiano levou a sonoridade da música para um samba reggae. “Ele também incluiu a percussão baiana, o que resultou em uma textura de África. Soa como uma convocação para um axé, algo que todos estamos precisando”, avalia Rael. A cantora Céu, por sua vez, compôs os versos aos quais dá voz e também soma no refrão da faixa.

“Há tempos, eu queria fazer algo com ela e acredito que a colaboração acabou acontecendo no momento perfeito. A suavidade da voz da Céu tem as camadas que essa música pede”, comenta Rael.

A cantora participa ainda do videoclipe de “Passiflora”. Dirigido por Henrique Alqualo, o registro audiovisual é uma fuga em meio à natureza e reforça a ideia de que é preciso se desconectar do frenesi e dos aplicativos para se conectar com o que realmente importa: uma vida sem crop, sem edição. O vídeo termina com uma narração de Ailton Krenak do seu livro, “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” (Companhia das Letras, 2019).

Assista “Passiflora”:

Letra “Passiflora”:

Brisa leve, só
Corpo e mente sã
Hoje tomar sol
Menos instagram
Nuvens artesã
Sabe eu sou seu fã

Obrigado por mais esse dia fornecido
Mesmo com a gravidade dos acontecidos
E de hora em hora tudo fica envelhecido
Vivo de agora, que amanhã não é garantido

Quero mais do que uma diária
Quantas horas forem necessárias
Passifloras e araucárias
E você só no balançar de saia
Quero mais que uma diária
Quantas horas forem necessárias
Passifloras e araucárias
E você só no balançar de saia

Tô no barato de ir pro mato
Tocar Talkin’ blues, banho de cachu
É só eu e tu, what we gonna do? (E você só no balançar de saia)
Tô de ficar
Ô que lugar, que bom vai ser
Gosto de flores, então deixa florescer
Mistura de cores nesse céu entardecer
Mas pra mim só faz sentido se for com você

Só vou
Sem crop, sem edição
Fitoterapia, alcalóide do coração
Viajando paz, florescendo paixão
Deixando a botânica cuidar dessa infusão

Quero mais do que uma diária
Quantas horas forem necessárias
Passifloras e araucárias
E você só no balançar de saia
Quero mais do que uma diária
Quantas horas forem necessárias
Passifloras e araucárias
E você só no balançar de saia

Eu e você
Chuva de beijo

Obrigada por mais esse dia fornecido
Mesmo com a gravidade dos acontecidos
E de hora em hora tudo fica envelhecido
Eu vivo de agora, que amanhã não é garantido

E você só no balançar de saia