Prêmio Nacional RAP TV

Prêmio RAP TV 2020: canal anuncia cerimônia para celebrar melhores do ano

Premiação contempla mais de 10 categorias e busca valorizar os trabalhos lançados em 2020.

O RAP TV, canal de entrevistas no YouTube, promoverá o Prêmio Nacional RAP TV para celebrar os melhores da cena brasileira em 2020. A cerimônia que será transmitida no YouTube, com entrega de troféus e apresentações de artistas, está marcada para o dia 13 de dezembro, às 20h.

O canal irá premiar mais de 10 categorias, entre artistas, álbuns e produtores musicais, além de outros itens que serão revelados em breve, nas redes sociais do RAP TV. Apesar de ser uma cerimônia digital, por conta da pandemia de coronavírus, os artistas vencedores receberão, em casa, o troféu do Prêmio Nacional.

A ideia do RAP TV é criar um prêmio democrático, amplo e nacional. A votação será feita por um extenso corpo de jurados composto por jornalistas, produtores de conteúdo, influenciadores e pessoas ligadas à cultura hip-hop. Os finalistas de cada categoria serão divulgados na primeira semana de dezembro.

Um dos apresentadores confirmados para o Prêmio e co-fundador do canal, Felipe Mascari, explica que o objetivo do Prêmio Nacional RAP TV é abraçar todos os artistas possíveis. “Queremos criar algo realmente nacional, sem privilegiar o eixo. Para além disso, também vamos olhar para mulheres e artistas LGBTs, que ainda buscam reconhecimento dentro da nossa cena. Pode ser difícil, mas queremos exaltar vozes que precisam ser ouvidas.”

Até o momento, a primeira edição do Prêmio Nacional RAP TV conta com a Thug Nine, marca de roupa voltada ao streetwear, como patrocinadora oficial do evento. A ONErpm, distribuidora digital de música, entrou como apoiadora do projeto e abrirá seu estúdio para sedear a premiação.

Importância da premiação

Depois de anos, o rap nacional voltará a ter uma cerimônia exclusiva de premiação. Na década de 1990, Primo Preto, ex-membro do SP Funk, criou o “Melhores do Rap”. Anos depois, o “Prêmio Hutúz” foi responsável por celebrar o hip-hop, através de eventos inesquecíveis. Em 2012, o “Prêmio Mundo da Rua”, idealizado por Alexandre Simões, foi o último evento presencial a premiar artistas e integrantes da cultura.

O designer gráfico e co-fundador do canal, Kaique Zurk, lembra que o Prêmio Nacional RAP TV é uma possibilidade de resgatar as antigas premiações que marcaram a história do rap nacional. Além disso, ele acredita que o mercado pode se fortalecer, através dessa competição.

“Com a realização do Prêmio Nacional, durante essa era digital e renovação do público, é possível trazer novos holofotes para o mercado do rap nacional, seja de empresas, gravadoras e até internacionalmente. Além disso, fortalece uma competição saudável entre artistas e produtores, que vão querer aprimorar cada vez mais seus trabalhos para concorrer”, defende Zurk.

O produtor executivo e social media do RAP TV, Caio Teixeira, afirma que esse é só o primeiro passo do Prêmio Nacional, que buscará ampliar os horizontes ao longo dos anos. “É um projeto a longo prazo. Fizemos o mais difícil que foi tirar do papel, agora é construir um projeto gigante e sólido, potencial a gente sabe que tem. O real intuito é conseguir colocar uma equidade entre o underground e mainstream, buscando fazer uma premiação que contemple geral que está no corre”.