Podcast que contou a história do rap soteropolitano está de volta em segunda temporada

Podcast que contou a história do rap soteropolitano está de volta

Não é de hoje que o rap vem se popularizando em Salvador e região metropolitana.…

Não é de hoje que o rap vem se popularizando em Salvador e região metropolitana. Os artistas do gênero estão espalhados por vários bairros da capital baiana, fazendo música e produzindo eventos como as batalhas de MC. Em tempos de isolamento social, eles estão se virando para continuar se mobilizando e inovando durante a pandemia.

História, personagens, casos, acasos e resenhas do rap soteropolitano. Falar de tudo isso numa compilação leve, aprofundada e inédita é o objetivo do Reg de Rap – podcast do rapper Wall Cardozo – que dá detalhes do desenvolvimento do movimento aqui em Salvador e região metropolitana, ao longo de quase 30 anos. O produto fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso do artista, que se formou em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, em novembro de 2020.

A primeira temporada do podcast conta com quatro episódios, todos disponibilizados no YouTube e nas principais plataformas digitais. Vozes como a do pesquisador Jorge Hilton e a da rapper Mirapotira ajudam a contar algumas histórias que você provavelmente não conhecia. Já no primeiro episódio, por exemplo, Wall conta como um rap, escrito por integrantes do primeiro grupo do gênero em Salvador, foi parar no álbum Roma Negra, do Olodum.

Se você é baiano, sabe muito bem o que significa ir pro “reg”. Aqui em Salvador e região, um reg é qualquer festa ou reunião de pessoas para confraternizar. “Eu fiquei um bom tempo pensando em como iria batizar o podcast, porque queria algo que fosse regional. Foi aí que, nesse contexto todo de isolamento, lembrei o quanto eu estou com saudades de ir a um reg de rap”, explica Wall.

Em tempos de pandemia, o Reg de Rap precisou passar por algumas adaptações. No projeto original, as entrevistas seriam realizadas presencialmente, por exemplo. Com a pandemia do COVID-19, as fontes precisaram enviar as contribuições em áudio através do WhatsApp mesmo, para evitar exposições ao vírus. Isso não foi bem um empecilho para Wall, que já havia lançado uma música e um videoclipe gravados em casa, já durante a quarentena.

A segunda temporada do Reg de Rap estreou na última quarta-feira (13). Dessa vez, o podcast aborda os bastidores do rap. Para o primeiro episódio, Wall entrevistou Laísa Gabriela, jornalista e assessora de comunicação que já atuou com diversos artistas do cenário musical nacional.

Wall Cardozo é rapper desde 2013, quando fundou o grupo WWL RAP, junto a dois amigos. O grupo encerrou as suas atividades em 2019, quando o artista iniciou a sua carreira solo. Em janeiro desse ano, ele lançou o EP EHLO, com cinco músicas que versam principalmente sobre as masculinidades negras. Todas as faixas foram gravadas, mixadas e masterizadas por ele mesmo.

O podcast Reg de Rap está disponível em todas as plataformas digitais. Para conferir, basta clicar aqui (hiperlink: regderap.carrd.co) e ouvir no agregador de sua preferência. No Instagram ou no Twitter, o endereço é o mesmo: @regderap.