Pavilhão 9 - Foto Divulgação

Pavilhão 9 lança “Valor Humano”, um manifesto sonoro contra a lógica do descarte

Novo single do grupo reflete sobre consciência, resistência e postura numa sociedade líquida e fragilizada.…

Novo single do grupo reflete sobre consciência, resistência e postura numa sociedade líquida e fragilizada.

No dia 22 de janeiro, o Pavilhão 9 lança o single “Valor Humano”, faixa que reafirma a trajetória crítica e combativa do grupo ao unir rap e rock em um discurso direto sobre dignidade, resistência e sobrevivência. O lançamento marca também o primeiro trabalho nacional da Earth Like Music, selo de atuação internacional que aposta em produções de identidade sólida, circulação ampliada e vocação para o audiovisual.

Com versos que funcionam como manifesto e um refrão de forte impacto emocional — “Só você sabe o valor que você tem” —, a música dialoga de forma direta com os desafios do presente, refletindo sobre foco, enfrentamento e a recusa em se tornar refém de um sistema que julga, descarta e segue adiante. Assim, o novo som reforça a importância de se manter inteiro em meio a um cotidiano marcado por pressão, instabilidade e desigualdade.

A faixa também encontra inspiração em reflexões contemporâneas sobre a fragilidade dos vínculos e a instabilidade do mundo atual — ideias que dialogam com o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman sobre a sociedade líquida, marcada pela fluidez, volatilidade e pela perda de referências sólidas. Traduzindo esse cenário em linguagem urbana, o Pavilhão 9 coloca o valor humano como contraponto à lógica da desumanização e do descarte.

Sonoridade atual, discurso atemporal

A produção musical é de Alexandre Basa, reconhecido como um dos pioneiros da produção de “beats” no Brasil, que assinou trabalhos importantes da música urbana nacional, como o álbum Babylon By Gus vol. 1 (2004), de Black Alien, Urbália (2003), do Mamelo Sound System, entre outros.

No single, Basa preserva a crueza da mensagem ao mesmo tempo em que entrega um som alinhado aos padrões internacionais: uma base rap rock que se expande com influências do drill britânico e do new metal, resultando em uma sonoridade pulsante e contemporânea.

Com letra e voz de Rhossi e Doze, “Valor Humano” mantém vivo o DNA do Pavilhão 9, grupo que desde os anos 1990 utiliza a música como ferramenta de posicionamento, consciência e enfrentamento social.

Em um mundo onde tudo parece líquido e transitório, “Valor Humano” é um lembrete de que preservar valores, dignidade e consciência é, hoje, um gesto de sobrevivência.

Link para pré-save:  https://found.ee/pavilhao9_valorhumano