Passo Histórico: Hip-Hop recebe reconhecimento oficial e se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal com sanção de Ibaneis

Passo Histórico: Hip-Hop recebe reconhecimento oficial e se torna Patrimônio Cultural Imaterial do DF com sanção de Ibaneis

De autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol), o projeto que resultou na lei contempla…

De autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol), o projeto que resultou na lei contempla não apenas a declaração do hip-hop como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, mas também estabelece a criação da Semana Distrital do Hip-Hop. O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei na manhã desta quinta-feira (6/7).

Além de conferir o reconhecimento oficial ao estilo, a lei assegura a realização de atividades comemorativas em todo o território do DF, preferencialmente durante a segunda semana de novembro, em sintonia com o Dia Mundial do Hip-Hop, celebrado em 12 de novembro.

A cultura hip-hop desempenhou um papel fundamental na formação do deputado Max Maciel, responsável pelo projeto, e a valorização dessa expressão artística é uma das bandeiras do parlamentar.

“O hip-hop tem de estar inserido como um dos processos culturais do território [distrital] e dialogar com uma parcela da juventude. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir para a valorização dessa manifestação cultural dos nossos e que salva tantas vidas na quebrada”, afirma Max Maciel.

O projeto também determina que escolas da rede pública de ensino e instituições de internação de menores infratores promovam atividades relacionadas à cultura hip-hop, incluindo oficinas, debates e aulas temáticas.

Essa legislação sancionada acompanha um importante debate nacional em torno do movimento hip-hop. Prestes a completar 50 anos em agosto de 2023, o hip-hop está prestes a obter um reconhecimento significativo. O Movimento Construção Nacional do Hip-Hop e o Ministério da Cultura estão elaborando um decreto para fortalecer e valorizar esse estilo musical em todo o país.