No dia 11 de junho, Natalhão e SD9 lançam o novo single “Guerra Fria”, uma faixa com estilo sonoro do grime e que canta a realidade dos artistas enquanto moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

Parceria entre Natalhão e SD9, mostra a realidade das operações militares

Nas favelas do Rio de Janeiro - “Guerra Fria”

No dia 11 de junho, Natalhão e SD9 lançam o novo single “Guerra Fria”, uma faixa com estilo sonoro do grime e que canta a realidade dos artistas enquanto moradores de comunidades do Rio de Janeiro. A música retrata o dia a dia da população que precisa lidar com as operações militares e o impacto disso tudo na vida e desenvolvimento da população.

A letra de Guerra Fria é direta e conta a vivência dos artistas com esse tipo de atuação. O clipe tem referências como o caso de George Floyd, assassinado em maio de 2020 pela polícia americana. Em uma infeliz coincidência, durante as gravações do clipe, a equipe recebia informações da operação policial mais letal já ocorrida no Rio de Janeiro. O que ficou conhecido como Massacre do Jacarezinho, com quase 30 mortos, também serviu de combustível para esse desabafo. “Essa história do Jacarezinho doeu de verdade na gente. A gente sabe o quanto é difícil ser favelado, quantos amigos a gente perde pro tráfico, perde pro roubo ou na mão desses caras. Eu acho que a gente imprimiu bem o que a gente queria nessa música, que é essa visão real: quando os caras entram a bala come e a gente é subjugado mesmo”, afirmou Natalhão.

Segundo Natalhão, tudo que está em seu entorno acaba se tornando uma inspiração. “ A gente trouxe esse tema porque é o que a gente vive, estamos às margens do problema então não tem como fugir disso”, pontuou.

A artista, que vem mantendo um trabalho consistente, tem hoje mais de 22mil ouvintes mensais no Spotify e tem lançamentos em parceria com nomes de destaque na cena do rap como Choice, BigJow e Azzy.

Para SD9, seu trabalho em si acaba sendo considerado a mensagem que ele quer passar. “A gente não tem uma mensagem, aqui é o que acontece na vida real. Não tenho essa intenção, mesmo que isso acabe acontecendo, só quero cantar o meu cotidiano e é isso. A gente vê as coisas acontecendo, bate a revolta e automaticamente já para escrever, e Guerra Fria eu canetei na revolta mesmo”, concluiu. SD9 é um artista de destaque no grime e tem mais de 51 mil ouvintes mensais no Spotify.

Os artistas se juntaram em um projeto do Brasil Grime Show recentemente, que já ultrapassa as 91 mil visualizações no YouTube. Além do single, o lançamento conta ainda com clipe filmado na favela da Maré, bairro localizado na zona norte do Rio de Janeiro, onde moram os artistas e escancara nas telas a realidade da guerra entre a polícia carioca e os moradores. Quem assina a idealização e direção é Navarro.