Ouça o primeiro rap criado a partir da colaboração da inteligência artifical

“NEURAL, música inédita do RZO, escrita em coautoria com Sabotage, com participação da Família Sabotage…

NEURAL, música inédita do RZO, escrita em coautoria com Sabotage, com participação da Família Sabotage e Negra Li.

Uma nova música acaba de ser lançada pelo Spotify. Mas, desta vez, é diferente de qualquer outra disponível na plataforma: é o primeiro rap do mundo criado a partir da colaboração da inteligência artifical com a inteligência natural humana dos MC’s. Mostrando que realmente não há limites para novas descobertas na música. Conectado ao seu ideal “music by heart, technology by design”, o Spotify tornou possível a realização de um projeto audacioso: fazer com que Sabotage e RZO fizessem uma música novamente. Uma nova parceria entre antigos parceiros e amigos, que pôde acontecer com a ajuda de uma máquina.

Sabotage é daqueles artistas únicos. Um poeta que expressou seu tempo com o primor de um gênio, de um maestro. Morreu em 2003, deixando um álbum pronto e outro, “Sabotage”, que foi finalizado recentemente com ajuda de sua família e amigos e lançado pelo Spotify em uma audição histórica com os maiores rappers do Brasil. Deixou também centenas de manuscritos, com ideias e letras de músicas. Seu legado vai muito além das rimas: o pensamento, o processo criativo, os filhos, a inspiração para uma geração de rappers e músicos brasileiros e, principalmente, a constante inovação de quem sempre fez música à frente do seu tempo.

“Ele chegava em casa, ligava tudo: rádio, televisão, cada uma em um canal diferente. Era desenho, jornal, música, tudo ao mesmo tempo. Era o jeito dele de ficar pensando em tudo ao mesmo tempo para fazer as músicas dele”, conta Tamires, filha de Sabotage.

Para o projeto ter sucesso, uma máquina aprendeu tudo sobre o Sabotage a partir do legado musical que ele deixou. As primeiras semanas de trabalho foram de set up e treinamento da rede neural, com estímulos sobre a produção intelectual do artista quando ainda era vivo. Após as primeiras hipóteses, um grupo formado pela família e amigos próximos do artista validava e invalidava sentenças expressadas pela máquina, durante horas de trabalho ininterrupto.

Grupo RZO

Ao mesmo tempo em que o grupo trabalhava, as sentenças validadas como possíveis de serem expressadas pelo Sabotage estimulavam e inspiravam Helião a criar a nova letra e a nova música em parceira com o velho amigo. A letra foi tomando forma, as rimas.

Aos poucos, começaram a surgir batidas, sons, estilos, RZO e Sabotage juntos novamente. Em tempo: Sabotage foi revelado pelo RZO. A história é que o rapper apareceu com várias letras num ensaio do grupo na icônica laje do Helião. Aí, o SANDRÃO RZO ouviu uma fita com o rap dele e resolveu na hora que aquele cara faria parte da família RZO.

Só que, dessa vez, essa colaboração antiga veio de um jeito nunca visto antes. Uma colaboração que só a tecnologia, o conhecimento e confiança que esses dois artistas tinham um com o outro permitiriam.

“NEURAL” também conta com as participações muito especiais da Tamires e do Sabotinha, filhos do Sabota, que estão logo na introdução. Como todo o projeto é uma grande homenagem ao rapper, nada mais justo que seus filhos também pudessem participar desse marco.

Ouça no player abaixo ou no link do spotify!

[Spotify]

Via: Spotify