
O rap e o hip-hop no mundo dos videogames
A influência da música nos videogames é notável desde os primórdios da indústria. Quando um…
A influência da música nos videogames é notável desde os primórdios da indústria. Quando um designer tem como objetivo fazer com que o gamer fique imerso no universo de um jogo, a trilha sonora passa a ter um papel essencial.
Peguemos como exemplo o hip-hop e o rap na indústria do entretenimento. Em termos culturais, é reconhecida a sua influência no cinema e em seriados. Nos videogames, a presença desses estilos também é notória, com games estrelados por artistas do gênero ou trilhas sonoras desenvolvidas por grandes figuras da cena.
Quando existe ação em games com muitos personagens, o rap funciona como um casamento perfeito. Essa estratégia é conseguida em jogos de ação-aventura, como os clássicos Def Jam Vendetta e o seu sucessor Def Jam: Fight For NY.
O mesmo resultado é obtido, graças ao seu potencial de interatividade, nos chamados jogos MMORPG, os quais são encontrados em diversas plataformas online, nas quais os usuários podem baixar gratuitamente os seus jogos favoritos e conectar-se, por meio de chats, a uma comunidade mundial de jogadores. Essa componente social faz com que a modalidade se destaque das demais.
O que são jogos MMORPG
Caso você não saiba, os jogos MMORPG são games do tipo RPG (role-playing game) para múltiplos jogadores. Nessa modalidade, os jogadores podem adotar uma persona ou então controlar diversos personagens em um ambiente virtual.
Já que existe uma comunidade gigante e muitos jogadores participando ao mesmo tempo, o espaço para a imersão acaba aumentando, e as trilhas sonoras de rap tendem a funcionar muito bem nesse contexto dinâmico e interativo.
A aproximação entre o hip-hop e os videogames
A aproximação entre os videogames e o hip-hop começou nos anos 90, quando o gênero invadiu o mainstream. Desse modo, jogos como Rap Jam: Volume One e PaRappa the Rapper foram pioneiros ao fundir os dois mundos. Embora os primeiros jogos com o tema hip-hop tenham surgido em meados da década de 90, tivemos que esperar até os anos 2000 para que trilhas sonoras com essa temática se tornassem populares.
O clássico Grand Theft Auto: San Andreas é provavelmente o principal responsável por tornar o hip-hop popular como trilha sonora nos videogames. O grupo americano Niggaz Wit Attitudes, por exemplo, foi a inspiração para a gangue de Grove Street (os protagonistas de GTA San Andreas). E, ao longo desse game, tivemos a aparição de grandes MCs, como Ice-T, que fez o papel dele mesmo.
Rappers também criaram seus videogames
Recuando um pouco no tempo, houve também rappers que criaram os seus próprios games. Em 1999, o grupo Wu-Tang Clan lançou o jogo Wu-Tang: Shaolin Style. O rapper 50 Cent, por sua vez, criou o videogame Bullet Proof, lançado pouco depois do seu primeiro álbum, Get Rich or Die Tryin‘, que foi um sucesso em todo o mundo.
O hip-hop e o mundo dos games seguem de mãos dadas. Os artistas estão cada vez mais próximos da comunidade, jogando para todo o mundo através do Twitch. Estrelas como Drake e Travis Scott criaram contas no canal para jogar e interagir com os fãs. Desse modo conseguiram, na época, bater o recorde de 600 mil espectadores simultâneos enquanto jogavam Fortnite com o gamer Ninja.
No início dos anos 2000, o hip-hop e o universo dos games se aproximaram por meio de jogos dedicados ao tema. Atualmente, contudo, as estrelas da cena parecem mais dedicadas a se engajar com a comunidade gamer, jogando e interagindo com ela.