MC Caverinha ganha Certificado de Platina da Som Livre por “Cartão Black” e se torna o artista mais jovem a chegar ao topo do Spotify Brasil

MC Caverinha recebe certificado de platina da Som Livre pelos 30 milhões de plays em “Cartão Black”

Aos 15 anos, MC Caverinha já conquistou um sonho digno de gente grande: o jovem…

Aos 15 anos, MC Caverinha já conquistou um sonho digno de gente grande: o jovem trapper chegou ao 1ª lugar nos charts do Spotify Brasil com a faixa “Cartão Black”, se tornando o artista mais novo a alcançar tal posição. O single, lançado pela Som Livre há duas semanas, é o primeiro feat com o irmão e também rapper KayBlack e acaba de render a Caverinha o seu primeiro Certificado de Platina. Representando os mais de 30 milhões de plays recebidos nas plataformas de áudio (dos quais 15 milhões foram só no Spotify), o quadro comemorativo foi entregue na madrugada desta sexta-feira (26) durante um show realizado por Caverinha e KayBlack na boate All In, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.

O sucesso de “Cartão Black” reafirma a consagração de Caverinha como o “príncipe do trap”, tendo o clipe permanecido por mais de uma semana no 1º lugar das músicas em alta no YouTube, superando a marca de 15 milhões de visualizações – assista aqui. A track atingiu ainda a 79ª posição no Spotify Global, assim como fez o artista figurar pela primeira vez nos charts da Billboard internacional.

Muito aguardada pelo público desde que uma prévia não oficial começou a circular nas redes sociais em 2021, a faixa estreou em 11 de maio já na 15ª posição no Spotify Brasil e na 107ª no Spotify Portugal. Exaltando suas conquistas, principalmente a financeira – conforme a referência no nome da track -, “Cartão Black” é o primeiro single do novo projeto de MC Caverinha, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano pela Som Livre.

MC Caverinha

Com apenas 15 anos, o jovem trapper MC Caverinha, nascido Kauê de Queiroz Benevides Menezes, é um dos principais nomes em ascensão da cena urbana nacional. O artista, que estourou aos 11 anos com a track “Só Não Pisa No Meu Boot”, atualmente mora em uma casa que comprou para a família aos 12 anos de idade, com o dinheiro do próprio trabalho na música – um feito e tanto para quem, além da pouca idade, viu a família ser despejada quando tinha nove anos. Irmão do também rapper KayBlack, o MC começou suas composições no funk, mas foi no rap que deslanchou, ganhando inclusive o título de “príncipe do trap”.

Escrevendo e produzindo suas próprias músicas, Caverinha já acumula feats de peso com nomes como Alok (“Calça Angelical”), Djonga (“Meu Corre”), Jovem Dex (“Zerando a Vida”), Dfideliz (“Favelado Também Pode”) e Costa Gold (“O Pai Tá On”). Além de seu destaque na música, o jovem trapper também já se aventurou na atuação, tendo participado da primeira temporada da série “Dom” (2021), destaque no catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime.

No digital, o artista traz números de gente grande: enquanto no YouTube são mais de dois milhões de inscritos em seu canal, refletidos nos cerca de 290 milhões de views, no Spotify ele supera 130 milhões de plays somente entre as suas dez faixas mais populares. Estourado nas redes sociais – só no Instagram são mais de 4 milhões de seguidores, enquanto que no TikTok acumula também milhões de views e curtidas -, Caverinha já teve seu trabalho reconhecido e repostado por artistas como Neymar, Gabriel Medina, Anitta, Marília Mendonça, Kevinho e os rappers americanos Lil Tjay e Famous Dex.

Indicado na lista da Forbes Under 30 (2022), entre seus últimos lançamentos pela Som Livre – gravadora com a qual assinou em 2021 – estão as faixas “Evoque”, “Pantera”, “O Preto Mais Caro” e “Se Segura”. Já em 2023, o jovem trapper apresenta o single “Cartão Black” em sua primeira parceria oficial ao lado do irmão, KayBlack, e abre os trabalhos para seu próximo álbum, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.