
Markão Aborígine Lança ‘Literato Marginal’, DVD que Celebra 24 Anos de Carreira e Conecta Vida e Educação
O rapper Markão Aborígine lançou o DVD “Literato Marginal”, um projeto que se consolida como…
O rapper Markão Aborígine lançou o DVD “Literato Marginal”, um projeto que se consolida como um ajuntamento de sonhos, canções e poesias. Gravado entre agosto e dezembro de 2023 nas periferias de Brasília, como Riacho Fundo 2 e Recanto das Emas, a obra celebra os 24 anos de carreira do MC, educador e escritor.
Uma Jornada Pessoal e Sincera
Mais do que um simples registro de show, o filme é uma jornada íntima que apresenta os pais do artista, a casa onde cresceu e locais fundamentais em sua trajetória, como a garagem onde fundou a Casa do Hip Hop de Samambaia em 2006. Markão descreve o DVD como uma obra honesta e real, revelando que o processo de produção foi um desafio, durante o qual ele enfrentou uma batalha contra a depressão.
As emoções expostas no filme são tão verdadeiras quanto os erros, que, segundo ele, não são fracassos, mas sim lições aprendidas. A obra, que teve fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), é uma ode à resiliência e à autenticidade.
Diálogo Entre Gerações e Estilos
O DVD reúne diferentes gerações e talentos. Do maestro DJ Liso, que acompanha Markão desde os primeiros anos nas rodas de improviso do DF, à Babi, uma das maiores improvisadoras da atualidade, as participações revelam a essência coletiva do artista. O espetáculo, que começou com uma dança e bênção indígena de Ruan Guajajara, contou também com a participação de crianças dançando Breaking ao lado de suas mães, demonstrando a força e o poder de inspiração da cultura hip-hop.
Artistas como Ramona Jucá, Ace Nexx, Talíz, Amaro e grupos como BSBGirls e Cia In The Hood integram o audiovisual, ao lado de diversas outras amizades e participações especiais que compuseram o espetáculo. Além disso, o filme registra a história e os versos de um artista que, de acordo com o grupo Voz Sem Medo, é um dos mais inteligentes do cenário do Distrito Federal.
Uma Obra que Vai Além da Música
A produção audiovisual é acompanhada por um box que contém três livros: “Poesia do Cálice” e “Hip Hop em Mim”, ambos de autoria de Markão, e “A Periferia e Sua Nova Poesia”, fruto de oficinas de literatura que o artista conduziu. O projeto é um convite à educação popular, com uma “RAPedagogia do Oprimido” presente nos livros, e foi lançado em instituições de ensino, reforçando seu propósito de continuidade e transformação social.
Ficha Técnica Literato Marginal:
- Fomento: FAC – Fundo de Apoio à Cultura – Secec DF
- Realização e Coordenação geral: Markão Aborígine
- Coordenação de produção: Suene Karim
- Gestão: Tomada Cultural
- Produção Audiovisual: Ceilanwood
- Engenheiro de gravação, edição, mixagem e masterização: DJ Raffa Santoro
- Direção de Palco, Técnico de áudio e auxiliar técnico de gravação: Beto Paiva
- Sonorização e Iluminação: Ricardo Bap
- Técnico de som: Adriano Almeida
- Técnico de palco: Angela Bap
- Equipe de montagem: Lucas Yorran
- Auxiliar de produção: MC Favelinha, Luh Lemos, Marcus Dantas Júnior, Rose Elaine e Tarcísio Pinheiro
- Banda: DJ Liso, Babi MC, LP D Doctor, Josi Araújo, Mar Nóbrega, Talíz
- Artistas convidados: Talíz, Amaro, DJ Tiago, DJ Chokolaty, Rodrigo Misquita, Singelo MC, Ramona Jucá, Lucas Viana, Ace Nexx, MC Murcego, MC Favelinha, Martinha do Coco
- Participações especiais: Atitude Feminina, Viela 17, Projeto Rap, MC Fernandes, Ayoola, Aggin, Cia In The Hood, Luh Lemos, Mente Consciente, Liberdade Condicional, Imperium7, Ana Caliandra, B. girl Prix
- Grupos de dança: BSB Girls e Cia In The Hood
- Poetas: Singelo MC, Ravena Carmo, Alex Martins, Tarcísio Pinheiro, Ana Caliandra e Rubens MC
- Mestre de cerimônia: DuduMano
- Grafiteiros: Criolo e Retok
- Designer: Dnego Justino
- Fotografia: Mariana Guedes, Laís Ossami, Lucas Dutra e Rafael Castro