Capa-DIvulgação

Mano Tom Lança em todas as plataformas digitais o álbum ‘Evolução Mental’, Gravado Há 26 Anos, em Homenagem à História do Rap

O rapper Mano Tom surpreendeu a cena do rap ao lançar em todas as plataformas…

O rapper Mano Tom surpreendeu a cena do rap ao lançar em todas as plataformas digitais do álbum “Evolução Mental”. O trabalho, que completa 26 anos de sua gravação, era aguardado por fãs e agora se torna acessível ao público, representando uma parte importante da história e do legado do artista e de seu grupo de origem.

Em comunicado, o rapper expressou sua gratidão e o sentimento de “dívida paga” com aqueles que esperavam pelo projeto. Ele também fez questão de ressaltar que o álbum não é um trabalho cristão, mas sim uma obra que reflete sua trajetória. O lançamento conta com a participação de nomes como Nill (MRN), Erick 12, Fábio Macari, Ndee Naldinho e Daniel Quirino, além dos membros originais do grupo.

Confira ‘Evolução Mental’:

O Legado do Grupo Evolução Mental

Com uma carreira que se iniciou em 1994, Mano Tom encontrou inspiração para compor sua primeira música, “Liberdade de Expressão”, após um festival de rap no Vale do Anhangabaú, em que a polícia agiu com repressão contra os grupos MRN e Racionais MCs. O evento, que contava com mais de 20 mil pessoas, foi o estopim para que o artista, morador do Grande ABC, descobrisse seu dom.

Em 1995, ele formou o grupo Evolução Mental ao lado de Nego Ed, Naldo Black, DJ Magrão e DJ Silvinho. O grupo se destacou em 1997, durante um festival de rap em São Caetano do Sul, quando despertou o interesse da gravadora TNT Records. A convite da gravadora, o grupo gravou seu primeiro CD, com 14 faixas, sob a produção de Erick 12 e o eterno Fábio Macari, o mesmo álbum que agora chega às plataformas digitais.

Da Transição Artística à Missão Espiritual

Durante seu auge, o grupo Evolução Mental participou de diversas coletâneas, esteve em jornais e revistas como a Planeta Hip Hop e marcou presença em rádios como a 105.1 FM, nos programas Balanço Rap e Espaço Rap, e na Transcontinental 104.7 FM, no programa de Natanael Valêncio. Mano Tom também participou do videoclipe de Ndee Naldinho na música “O 5º Vigia”.

A jornada do grupo com essa formação se encerrou em 2002, quando Mano Tom teve um encontro com o Senhor Jesus. Esse momento marcou uma mudança em sua vida e na sua missão, levando à formação do grupo DC 03. Com 23 anos de existência, o DC 03 se mantém fiel às suas raízes, mas com um novo propósito. O grupo, que hoje é formado por Mano Tom, LCN 78, DJ Will e Dayana, tem como missão levar a palavra de Deus através da música, conscientizando e mostrando a realidade do dia a dia. Em 2024, eles lançaram o álbum “SEM B Ó” pela gravadora Rhythm and Blues Records, que inclui as faixas “SEM B Ó”, “BASTA SOMENTE CRER” e “MAIS UM DISCÍPULO”.