Foto Créditos: Vitor Cipriano

Kayblack Apresenta Lado Visceral em “A Cara do Enquadro” com KLJay e Convidados

Novo trabalho do artista, que chega às plataformas digitais no dia 31 de julho, ainda…

Novo trabalho do artista, que chega às plataformas digitais no dia 31 de julho, ainda conta com as participações de KLJay, Mc Hariel, LPT Zlatan e Kyan

Enquadrar (v.t.d.):

  1. Emoldurar.
  2. Conter em seus limites.
  3. Reter (suspeito) para averiguação.

No dicionário, o verbo passa quase despercebido — frio, técnico, inofensivo. Mas, dependendo de quem lê, ele tem outro peso. Porque quem já foi enquadrado sabe: muitas vezes, o complemento desse verbo transitivo direto não sobrevive à ação.

Se, no Brasil, o enquadrado tem rosto, cor e jeito, Kayblack quer mostrar a sagacidade de quem caminha no fio da navalha diariamente. Em seu álbum-manifesto “A Cara do Enquadro”, que chega às plataformas no dia 31 de julho, o artista mergulha profundo em suas origens para dialogar com um país. O resultado é um projeto catártico, com 10 faixas que misturam dores e glórias, fé e revolta, em uma estética musical poderosa, plural e, sobretudo, negra. Ao seu lado, ainda colaboram nomes como KLJay, MC Hariel, LPT Zlatan e Kyan.

No texto de introdução, Kayblack já adverte: “somos mais que estatística, mais que estereótipo, somos multidão”. Para, em seguida, se unir ao KLJay, integrante do grupo Racionais MC’s, e provar que a solução (que também atrai problemas) de diferentes gerações negras continua sendo o “Maldito Papel”. Como ele versa no estilo boompab: “Levanta cedo e vai atrás / Procure sempre ser voraz / Disposição pra querer mais / Mais, mais dinheiro”.

A faixa-foco do projeto, o trap “Concreto e Aço”, resume bem a era atual do artista: reforça a sua conduta e fé inabaláveis, apesar do cotidiano ser um campo minado — onde não se pode escorregar. Relatos emocionantes de gratidão, superação e fé também são vistos no funk paulista “Eis Me Aqui” e em “Eu Sei Bem”. Conquistas são celebradas, como em “Pretona” (feat. Kyan) e no drill “Nego da Paz” (feat. LPT Zlatan). E ele ainda se imagina no lugar de quem já foi preso em “Visita”.

O culto ao corre, sem perder o foco, está em “Sagacidade” (feat. MC Hariel) e em “Cartas na Mesa”. Esta, a última faixa do disco, é uma música eletrônica, que parece coroar toda a versatilidade desse artista que não pode ser enquadrado – literal e metaforicamente. A canção pulsante amarra a ideia de multidão presente na intro: é o ritmo das vidas negras que estão soando, sobrevivendo e resistindo. É como se, ao final do disco, Kayblack não estivesse mais sozinho.

Essa é a nova era do artista, em que vive um personagem real: ele mesmo. Uma estética que vaza da música para o corpo, do corpo para todo o conceito visual. Ele transforma o espaço do enquadro em lugar de fala; a contenção vira contação; e o quadrado, onde foi forçado a caber, vira palco, em que se movimenta com liberdade, pois hoje consegue construir sua própria história. Não é só um disco — é uma travessia, cheia de riqueza para os fãs atravessarem junto dele.

Como Kayblack comenta:

“esse álbum é sobre viver no limite, mas com cabeça erguida. Sobre ter que ser mais esperto, mais rápido, mais forte o tempo todo — não porque a gente quer, mas porque o sistema obriga. Cada faixa é uma vivência minha, mas também de vários que tão aí fora no corre, tentando não virar estatística. ‘A Cara do Enquadro’ não é só minha cara, é a cara de um povo inteiro que cansou de ser lido só pela lente do medo, da violência, do estereótipo. É sobre mostrar que, mesmo enquadrado, por policiais, por celas, por dinheiro, a gente segue criando, sonhando e resistindo”.

Tracklist:

01 – Intro (Prod. Wall Hein)

02 – Maldito Papel feat Dj KLJay (Prod. Wall Hein)

03 – Concreto e Aço (Prod. Wall Hein, Yokame)

04 – Eis Me Aqui (Prod. Wall Hein, NarcBeats)

05 – Visita (Prod. Wall Hein, zoionobeat)

06 – Nego de Paz feat LPT Zlatan (Prod. Wall Hein)

07 – Eu Sei Bem (Prod. Wall Hein)

08 – Sagacidade – feat. MC Hariel (Prod. Wall Hein)

09 – Pretona – feat. Kyan (Prod. Wall Hein, CVSTRO)

10 – Cartas na Mesa (Bônus) (Prod. Wall Hein)

Foto Créditos: Vitor Cipriano