Kaê Guajajara explora ‘ancestralidade e futuro’ em ritmos dançantes no novo álbum, “Zahytata”

Kaê Guajajara explora ‘ancestralidade e futuro’ em ritmos dançantes no novo álbum, “Zahytata”

O projeto, estará disponível no dia 21/04  em todas as plataformas digitais via ONErpm, vê…

O projeto, estará disponível no dia 21/04  em todas as plataformas digitais via ONErpm, vê a rapper indígena em um novo som, trazendo muito mais “vivências e referências”

Honrando suas origens indígenas e trazendo novas referências para sua discografia, a rapper Kaê Guajajara lança seu novo álbum, “Zahytata”, nessa sexta-feira, 21. O projeto, já disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, traz sons tradicionais da música dos povos originários, mesclando-os com toques de hip-hop.

Ouça “Zahytata”.

Com um nome que significa estrela em zeeg’ete, língua do povo Guajajara, “Zahytata” continua a história da vida de Kaê, que a artista começou a contar em seu primeiro álbum, o premiado “Kwarahy Tazyr”. Armada de novas vivências, a rapper coloca essas como protagonistas, tecendo uma narrativa sobre “despertar para o bem viver”.

“Em ‘Zahytata’, temos um ponto de vista que vai além de sobreviver, e sim [uma mensagem] que podemos pulsar e despertar para o bem viver, isso através de músicas com novos ritmos, que falam sobre o futuro, que começa a partir das mudanças no presente”, afirma Kaê Guajajara sobre o seu novo projeto.

O novo álbum receberá visualizers, disponíveis no canal do Youtube da rapper, que espelham a história das faixas que a artista compôs. No álbum, Kaê versa sobre autoestima e visibilização dos povos originários, além de temas mais pessoais, como a não monogamia e o bem viver, que serve como tema central do disco.

Assista “Zahytata”.

Produzido por Patrickzaun e completamente composto por Kaê Guajajara, o seu novo disco será lançado pelo seu selo, AZURUHU, que foi fundado especialmente para o desenvolvimento de artistas indígenas.

“O álbum ‘Zahytata’ é um chamado para o despertar, que nos leva além da sobrevivência, seja ela indígena ou não, um convite para pulsar e viver no aqui e agora, isso através de músicas com ritmos dançantes, que falam sobre a ancestralidade e futuro, olhando para as mudanças que começam no presente”, conta a artista.

Finalizando: “Me sinto em um momento musical diferente quando apresento o álbum ‘Zahytata’. Hoje com mais vivências e referências, Zahytata é um amadurecimento que desejo compartilhar.”

“Zahytata” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.

Saiba mais sobre Kaê Guajajara:

Engajadora da Música Popular Originária (MPO) e nascida em Mirinzal, no Estado do Maranhão, Kaê Guajajara se mudou para o complexo de favelas da Maré (RJ) ainda criança buscando por sobrevivência, uma vez que sua família estava em zona de conflito

com madeireiros.

Mais que uma expressão artística, ela vê na música uma forma de resistir e se manifestar contra o silenciamento dos povos originários imposto pelos colonizadores e perpetuada até hoje pelos seus descendentes, mirando um presente e futuro em que a busca pelo bem viver seja um despertar coletivo.