Jovem de Expressão recebe lançamento de pesquisa sobre a trajetória do rap no DF

Jovem de Expressão recebe lançamento de pesquisa sobre a trajetória do rap no DF

PESO  – Caminhos do Rap do Distrito Federal conta histórias do rap brasiliense e levanta…

PESO  – Caminhos do Rap do Distrito Federal conta histórias do rap brasiliense e levanta debates sobre a cena contemporânea

O Distrito Federal tem uma das cenas de rap mais ricas do Brasil. Desde as primeiras manifestações da cultura hip-hop no país, no começo da década de 1980, Brasília desempenha papel protagonista e vanguardista nesse universo. Apesar disso, este patrimônio da cultura da capital é pouco conhecido pelo grande público. A pesquisa PESO- Caminhos do Rap do DF conta histórias deste cenário fundamental para arte brasiliense e será lançada no dia 28 de fevereiro, às 16 horas, no projeto Jovem de Expressão, na Ceilândia.

O estudo, elaborado pelo jornalista e produtor cultural Thiago Flores, sob orientação do antropólogo Paíque Duque Santarém, apresenta reflexões sobre a trajetória do gênero musical no DF, levanta debates sobre a contemporaneidade e reúne projeções de futuro, ao longo de quatro unidades temáticas.

A pesquisa é um híbrido entre investigação acadêmica e jornalística, e contou com a participação de mais de 30 entrevistados, como rappers, DJs, produtores musicais e culturais, jornalistas, ativistas e outros personagens envolvidos com o circuito de rap da cidade.

A escolha do Jovem de Expressão como local de lançamento da iniciativa não é aleatória. Desde os anos 90, Ceilândia sempre foi um dos principais palcos do rap no Distrito Federal e, atualmente, o Jovem continua essa tradição, com a oferta de inúmeras ações educativas e culturais, nas quais o movimento hip-hop está sempre presente.

A publicação da pesquisa é a conclusão da primeira etapa de um longo projeto, que prevê também a realização de uma exposição fotográfica sobre este mesmo universo temático. No momento, PESO está coletando material junto a fotógrafos de diferentes épocas do cenário brasiliense.

O projeto recebeu financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. PESO- Caminhos do Rap do DF estará disponível para download gratuito a partir do dia 28/2. Até lá, o leitor pode conferir diversas entrevistas, com nomes como Rei, Japão, Realleza, Iuri Rio Branco, Menestrel, DJ Raffa Santoro e muitos outros. Acesso em www.peso061.com

Serviço:

Lançamento da pesquisa PESO- Caminhos do Rap do Distrito Federal, por Thiago Flores

Data e horário: 28 de fevereiro de 2023, às 16 horas

Local: Jovem de Expressão- Praça do Cidadão, EQNM 18/20, Bloco C, Ceilândia

Projeto disponível em www.peso061.com