Foto Divulgação

Janvi Lança “Amanheceu” com Alra Alves: Rap de Resistência Anuncia Álbum de Estreia “VEMSER”

A rapper Janvi, natural de Foz do Iguaçu (PR), lança o single “Amanheceu” em colaboração…

A rapper Janvi, natural de Foz do Iguaçu (PR), lança o singleAmanheceu” em colaboração com a rapper Alra Alves. A faixa, que reflete a trajetória e a resiliência da artista, antecede seu primeiro álbum, “VEMSER”, e ambos serão lançados pela Central Records.

“Amanheceu” busca inspiração no jazz, funk e soul, elementos que se derivam de quem vive e consome o hip-hop. Conforme Janvi, a canção honra o clássico com uma base de boom bap e reflete o progresso ao incorporar viradas do trap. A sonoridade é enriquecida pelas pesquisas de Janvi em relação à linguagem do rap e da música eletrônica, buscando constituir uma identidade sonora única.

A faixa surge em um momento de acompanhamento do rapper e de seu futuro álbum, “VEMSER”. Durante esse período, Janvi conheceu Alra Alves, artista que participa da faixa, o que resultou na colaboração.

“Amanheceu surgiu em um momento muito significativo para mim. Eu estava no processo de ‘VEMSER’, refazendo todas as bases instrumentais e ainda sem nenhuma colaboração no projeto, e conhecer a Alra no estúdio foi como um sopro de ar fresco. A sinergia foi tão forte que abriu um portal criativo que eu havia experimentado antes, o que me permitiu explorar sonoridades ainda exploradas no rap nacional, ao mesmo tempo que resgatava o protagonismo da música brasileira, que é uma das minhas poucas missões enquanto artista”, comenta Janvi.

A Conexão com a Central Records e o Álbum “VEMSER”

Rico Manzano, co-fundador da Central Records, conheceu Janvi durante um projeto para a Converse, no qual produziu uma faixa com a participação dela. A experiência, conectada tanto pessoalmente quanto musicalmente, resultou no convite para o lançamento do primeiro álbum de Janvi pela Central Records.

Manzano descreve “VEMSER” como um álbum que “reflete muito a vivência de Janvi, o núcleo e laços de amizade que ela tem, bem como sua história toda e a vinda de Foz do Iguaçu para São Paulo”. Segundo ele, o álbum explora principalmente o rap, mas é “completamente envolto no R&B, com os arranjos todos criados nessa linha de deixar os beats mais melódicos”, aliando o eletrônico com o orgânico, inclusive em “misturas inusitadas, como integrado de Drum n’ Bass e Rap”.

Ouça aqui!

Sobre Janvi

Nascida em Foz do Iguaçu (PR), Janvi é MC, skatista, beatmaker, compositora e produtora cultural. Seus projetos trazem sonoridades únicas, com a intenção de resgatar o protagonismo feminino dentro das artes urbanas, do movimento Hip Hop e do skate.

Em sua cidade natal, Janvi criou o coletivo de skate Muamberas Crew em 2020, realizando eventos culturais voltados ao skate feminino de Foz do Iguaçu. Em 2023, como um desdobramento do álbum, ela criou o Laboratório VEMSER (LabVEMSER), focado na comunidade e na experimentação da mulheridade e da comunidade LGBTQIA+. O LabVEMSER conecta hoje mais de 90 artistas globalmente em um grupo de WhatsApp e realizou eventos físicos e online, conectando o universo Hip Hop, da moda, tecnologia, artes visuais, skate e outras áreas artísticas. Esse diálogo multicultural e a vontade de inovar consolidam a busca em desenvolver essa criação como uma plataforma aberta para emancipação.