Foto Divulgação - Créditos Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Honraria! Mano Brown recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Sul da Bahia

O renomado rapper Mano Brown, membro do icônico grupo Racionais MC’s, foi agraciado com uma…

O renomado rapper Mano Brown, membro do icônico grupo Racionais MC’s, foi agraciado com uma honraria de prestígio ao receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A concessão desse título, que é concedido a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, foi realizada pelo Conselho Universitário da UFSB em uma cerimônia emocionante.

Em suas redes sociais, Mano Brown compartilhou sua satisfação e orgulho ao receber o título, questionando seus seguidores: “Qual o seu vulgo? Me chamem de Doutor!”. Essa conquista é um reconhecimento não apenas do talento artístico de Mano Brown, mas também de seu impacto social e cultural ao longo de sua carreira.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by MANO BROWN (@manobrown)


A Universidade Federal do Sul da Bahia é conhecida por sua excelência acadêmica e por promover a diversidade cultural e o engajamento com questões sociais relevantes. A concessão do título de Doutor Honoris Causa a Mano Brown reforça o compromisso da universidade em valorizar e reconhecer personalidades que contribuem significativamente para a sociedade.

Mano Brown, cujo nome de batismo é Pedro Paulo Soares Pereira, é uma figura influente no cenário do rap brasileiro. Como membro fundador do grupo Racionais MC’s, ele ajudou a moldar o gênero musical no Brasil, abordando questões sociais, raciais e políticas em suas letras. Sua voz única e suas letras poderosas conquistaram milhões de fãs ao longo dos anos, tornando-o uma referência na música brasileira.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by UFSB (@ufsb_oficial2)

A UFSB, ao conceder esse título a Mano Brown, destaca a importância da música como forma de expressão artística e de conscientização social. O rap, em particular, tem sido um veículo poderoso para transmitir mensagens de resistência, empoderamento e denúncia das desigualdades sociais.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou, em 16 de agosto de 2023, a concessão de um título honorífico ao rapper Mano Brown, integrante do grupo Racionais MC’s. Essa homenagem foi proposta pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFSB, com o objetivo de reconhecer a contribuição artística e social de Brown, que tem sido uma importante voz das periferias ao retratar a vivência da juventude negra com a força, poesia e astúcia das ruas.

Essa iniciativa também faz parte das comemorações dos dez anos de criação da UFSB, que terá uma programação ao longo de 2023 com diversas atividades relacionadas à história da universidade e suas perspectivas futuras de contribuição para o território.

A concessão de títulos honoríficos é uma prática comum em universidades e tem como objetivo reconhecer as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, pesquisa e desenvolvimento do país em várias áreas. Essas honrarias são concedidas a professores, pesquisadores, estudantes, personalidades nacionais e estrangeiras, bem como entidades nacionais que tenham se destacado em suas áreas de atuação.