Foto Divulgação

Hate Rct, Jake the Kid e Yung Drum lançam o disco “É Preciso Dar um Jeito”

O projeto musical estará disponível em todas as plataformas digitais “É Preciso Dar um Jeito”…

O projeto musical estará disponível em todas as plataformas digitais

“É Preciso Dar um Jeito” é o novo álbum dos artistas Hate Rct, Jake the Kid e Yung Drum, um projeto autoral e independente que carrega intensidade emocional, força motivacional e lirismo técnico em sua essência. Com sonoridades que transitam entre o drill, grime e trap, o álbum apresenta rimas, beats e flowes que revelam o alto nível da cena urbana do Distrito Federal. O projeto musical estará disponível em todas as plataformas digitais a partir desta sexta-feira (11).

“Esse é um EP colaborativo entre três dos nomes da nova geração do underground mais relevantes do DF, que sou eu, o Hate RCT e o Young Drum, que também é meu braço direito e produtor. O EP surgiu no final do ano passado, com uma ideia que eu tive após a minha viagem pra gringa. Esse é um dos projetos mais importantes da cena underground do DF esse ano, sem sombra de dúvida, pela proporção que ele pode tomar e pela representatividade que tem nós três juntos nesse local de fala. com a cara de Brasília, com a cara de contestar, com a cara de falar a respeito dos problemas, não sociais, mas das pessoas, sabe? Falar sobre a vida real mesmo, bem como a Legião Urbana faz, bem como Paralamas fez, bem como várias outras bandas aqui da nossa área fizeram também da maneira delas .”

A temática do disco gira em torno das vivências reais dos artistas em Brasília (DF), traçando paralelos entre a realidade brasileira e britânica, especialmente no contexto urbano que conecta o Brasil à cultura do grime e do drill originado na Inglaterra. As letras trazem referências marcantes e reforçam o valor lírico do rap do DF, com próprias e significativas.

A colaboração entre Hate Rct e Jake the Kid representa um marco para a cena underground. Com produção integral de Yung Drum, um dos grandes nomes da nova geração de beatmakers da capital, o projeto alcança uma coesão sonora e estética original e transmissão de referências culturais dos artistas envolvidos.

A faixa-título, “É Preciso Dar um Jeito”, é o ponto central do álbum. O drill sampleia a icônica canção de Erasmo Carlos, também intitulada “É Preciso Dar um Jeito, Meu Amigo”. A música original integrou a trilha sonora do premiado filme “Ainda Estou Aqui”. A releitura urbana desse clássico conecta gerações e cria um diálogo entre tradição e inovação musical.

Com esse projeto, os três artistas reafirmam o potencial criativo e a força cultural de Brasília no cenário nacional do rap.

“Então é isso: é um disco de vanguarda, é um disco de referência. Muita mensagem, muito sample bom, muita analogia, muita visão de filme, tudo que vocês vão gostar, pra ter uma boa audição e uma ótima referência” , finaliza Jake The Kid.

Ouça “É Preciso Dar Um Jeito”:

Sobre Jake the Kid: Jake the Kid é uma das maiores promessas do Rap e Drill Brasileiro, e junto de sua influência nas redes sociais vem conquistando grande público no Brasil e em Portugal. Sua estética mistura ritmos clássicos como jazz e soul com gêneros da nova geração, como o Trap e o Drill, e traz uma influência forte do UK rap. Seu álbum de estreia foi lançado em abril de 2024 e intitulado “O tempo vai dizer”, seguido da versão Deluxe em outubro do mesmo ano, que já soma quase meio milhão de streams. Agora o artista prepara um EP colaborativo com Hate RCT e Yung Drum, trio que promete impressionar os ouvintes com sua sonoridade única. Hoje com uma carreira em ascensão, Jake é um dos grandes destaques do DF para a cena nacional, e está presente na cena desde 2015, época que o jovem ainda lançou seus primeiros trabalhos, como “Magoa para elefantes” com o Um Barril de Rap (antigo grupo formado por Froid, Yank e Sampa).

Sobre Hate Rct: Hate Rct é um artista emergente do Recanto das Emas RCT (DF), cujo nome artístico combina inglês e português. Ele se destaca como cantor, produtor executivo, compositor, MC e produtor cultural. Com uma trajetória sólida nas batalhas de rimas e na música, Hate Rct já lançou mais de 60 faixas e sempre vem explorando seu limite criativo em gêneros musicais diferentes e feats promissores. Em 2019, ele conquistou o título de Campeão estadual pelo DF, foi vice-campeão regional em Dourados-MS e conquistou o terceiro lugar no Duelo Nacional de MCs. Em 2025, completando 9 anos de carreira, Hate Rct consolidou-se como um dos principais nomes do DF, seja na Música ou nas Batalhas de Rima.

Sobre Yung Drum: Yung Drum é um produtor musical de Brasília com mais de 6 anos de carreira, somando mais de 25 milhões de streams em um portfólio sólido. Ele se destaca tanto na produção quanto na mixagem e masterização, principalmente em projetos como EL Derek vol. 2 (lançado em 28 de junho de 2025 via Universal Music), no qual Yung Drum mixou e masterizou todas as 13 faixas do álbum. Além disso, ele assina sua produção no projeto #FAZENDA: Quero ver lidar com Aliens, de akao.47 & Sayle — uma mixtape com visualizadores para seis faixas assinadas por ele e se prepara para o aguardado álbum É PRECISO DAR UM JEITO, que chega em 11 de julho, com participações de Jake The Kid e Hate RCT, e produção integral de Yung Drum. Recentemente, ele também lançou o single “Anjos” com Jake The Kid e Hate RCT, reforçando sua presença na cena de Brasília Com colaborações que atravessam gerações e estilos — incluindo Stef, Yunk Vino, Lil Gnar, Onikka, Jake The Kid, Hate RCT, Mc Pedrinho, Derek, Ear Kid, Aimar, Caio Luccas e muitos outros. Com forte presença em colaborações entre Brasília e São Paulo, Yung Drum tem consolidado seu nome como um dos principais beatmakers da nova geração do trap nacional. Sua base em Brasília serve como ponto de partida para criações que transitam entre o underground e o mainstream, sempre mantendo identidade própria e resultados expressivos em números e relevância artística.