Frases, Pensamentos e Letras da Rapper Dina Di

Google homenageia rapper Dina Di, Saiba Mais!

O google hoje, sábado dia 19 de fevereiro, amanheceu diferente, acordou com a face de…

O google hoje, sábado dia 19 de fevereiro, amanheceu diferente, acordou com a face de “uma mulher do lar, da noite, do dia, do Rap, do bem, fruto da periferia”. Não entendeu? É assim que Dina Di, a homenageada do google, se descreveu na música “Guerreira de Fé”.

O dono do maior buscador da web, está estampado com uma ilustração da maior artista de Rap no Brasil, Viviane Lopes Matias, conhecida pelo nome artístico de Dina Di.

Nascida em 1976 e tendo iniciado sua carreira no Rap em 1989, Dina Di faz parte dos seletos pioneiros do Hip-Hop Nacional tendo liderado o histórico grupo, Visão de Rua, que lançou seis discos entre 1997 e 2007.

Tida como a maior rapper que já tivemos no país, Dina Di tratava em suas letras dos problemas sociais do dia dia sob a ótica feminina. Com todos seus trabalhos artísticos ela fez história e foi indicada a vários prêmios tendo sido destaque no, Prêmio Hútuz, como artista feminina da década.

Apesar de todo sucesso, a história de Dina Di termina trágica e com ingratidão da cena do Rap para com ela, que pavimentou tantos caminhos. Uma reportagem de Eliane Brum para a Revista Época em 2009 descrevia a triste situação da cantora:

Ela é Dina Di. Não tem nem RG. Toda vez que fez um, perdeu. Não tem endereço nem paradeiro. O celular roubaram quando visitou o marido na cadeia. Não tem emprego, nem dinheiro, nem religião. Perdeu a guarda do filho de 6 anos. O pai, mestre-de-obras, morreu engasgado com um pedaço de carne num boteco. Quem andava por perto achou que era trago. Ele ainda se arrastou até o banheiro. Terminou de morrer na privada. A mãe, camelô, foi assassinada dentro de casa há um ano. Morreu devagar, noite adentro, asfixiada com o guardanapo de pano que lhe enfiaram na garganta, as mãos e os pés amarrados com os fios do varal de roupas. Dias depois o companheiro de Dina foi vingar a sogra, acabou baleado e preso. Dina Dee ficou só. Dela própria, só tem as rimas.

Lutando até o fim, a Guerreira de Fé deu à luz a sua filha em 2 de março de 2010 e acabou contraindo uma infecção hospitalar, falecendo em decorrência disso no dia 19 março daquele mesmo ano, restando para nós apenas a memória de alguém que enfrentou tudo pelo seu sonho e, deixou um legado de arte inigualável mesmo tendo o mundo contra.

“Eu digo pra essas meninas que sou a número um porque resisto. Perdi tudo o que tinha para perder. Pai, mãe, filho, casa, meu nome f. no SPC. E tô aí, fazendo rap para mostrar que tô viva’, grita. ‘Tô aí, morrendo um pouco por dia.” (Dina Di à Revista Época 19/10/2009, reportagem “A voz feminina dos becos”).

Escute um pouco da rapper Dina Di: