Créditos: Divulgação

Gabriel O Pensador libera clipe de “Liberdade” com Armandinho

Faixa está presente no álbum Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno, que celebra os 30…

Faixa está presente no álbum Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno, que celebra os 30 anos de carreira do rapper carioca.

Após lançamento de Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno, primeiro álbum de inéditas em 11 anos, Gabriel O Pensador inicia 2024 com o projeto audiovisual de “Liberdade”, faixa ao lado de Armandinho. O clipe é assinado por Guilherme Brehm (que também produziu clipes de Xamã, Djonga e Emicida) e Gabe, numa jornada dupla entre amigos de longa data que entoam o refrão “liberdade, juventude, consciência e fé” ao longo da produção. Seu novo trabalho, que traz 12 inéditas no 30º ano de sua carreira, traduz sua capacidade de dar voz e traduzir anseios e sentimentos de gerações inteiras, inspirando consciência, atitude e evolução por meio do ritmo e da poesia.

Sobre os bastidores do clipe e parceria com Armandinho, O Pensador diz: “Evoluir e aprender na estrada da vida mantendo o espírito jovem, resistir a tudo que aprisiona nosso pensamento, manter a fé no futuro e nos sonhos vivendo intensamente o presente, com liberdade e consciência. Isso tudo veio nessa letra que escrevi após uma conversa com o Armandinho, assim que acabei de ouvir esse groove que já me mandou com o refrão pronto que logo grudou na minha cabeça como um mantra.”

Assista ao clipe de “Liberdade” com Armandinho:

Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno já acumula mais de 1,5 milhão de streams e impressionou pela mistura na medida certa de hip hop raiz com outras vertentes do rap, elementos de trap, reggae e outras influências. O álbum conta com participações de Black Alien, Saint, Hélio Bentes, Papatinho, Lulu Santos e Xamã, sendo os últimos dois artistas presentes na faixa “Cachimbo da Paz 2″, que estreou no Top 10 Brasil no Spotify e Crowley Music. “Espero que algumas músicas desse álbum ajudem a nos lembrar a razão de estarmos aqui, porque o rap existe e qual o propósito da nossa arte. Não é fazer música por fazer. É sermos originais e cada um buscar o seu estilo e traduzir a sua verdade musical. Descrevi em algumas letras o que eu acredito ser a essência do que me levou a seguir esse caminho. Tomara que as novas gerações continuem buscando cada vez mais antídotos para o veneno do mundo em forma de música e poesia”, completa Gabriel O Pensador.

Em breve, O Pensador estará nos palcos de dois principais festivais do país: Festival de Salvador, ao lado de Lulu Santos, e Planeta Atlântida.

Ouça o álbum Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno: https://onerpm.link/antidotoparatodotipodeveneno

Assista ao clipe de “Nunca Tenha Medo” com Black Alien: https://youtu.be/fdFELu96vwk?si=FG_gJN0sYQYZsdk0

Saiba mais sobre Gabriel O Pensador:

Um dos pioneiros do hip hop brasileiro, Gabriel foi o primeiro rapper a difundir o gênero na língua portuguesa nos países lusófonos, ao quebrar a barreira do mainstream com seu disco de estreia em 1993. Um ano antes, sua fita demo independente de Tô feliz (matei o presidente) havia sido censurada pelo governo de Fernando Collor já sob processo de impeachment.

Mazelas políticas e sociais, alienação e comportamento, liberdade de expressão e de pensamento, crônicas do cotidiano e reflexões variadas compõem o vasto universo poético do Pensador, que também é escritor e alterna com naturalidade e coragem abordagens ácidas, irônicas e contundentes, como em Pátria que me pariu, Até Quando, Nunca serão, Tô feliz matei o presidente 2, Chega e Vamo aí, com outras mais descontraídas como em 2345meia78, Festa da música, Rap do feio e Solitário surfista, enquanto Pra onde vai?, Mandei avisar e Astronauta desafiam a lei da gravidade trazendo temas pesados com musicalidade leve e suave. Retrato de um playboy, Sem saúde, Bala perdida e Dança do desempregado são exemplos de uma linha em que alia crítica e humor. Hábil em experimentar misturas de ritmos e narrativas, foi pioneiro também ao criar flows inéditos para o rap cantado em português em cada um de seus oito álbuns anteriores e receber feats de artistas de outros gêneros, como Moreira da Silva em Amigo urso ou Lulu Santos, parceiro em Cachimbo da paz há 25 anos e que volta agora no novo álbum Antídoto para todo tipo de Veneno, com a parte dois da canção, que conta ainda com a participação de Xamã.

“Liberdade” faz parte do álbum Antídoto para Todo Tipo de Veneno e está disponível em todas as plataformas de streaming e no canal oficial do artista no YouTube.