Foto Créditos: Steff Lima

Filipe Ret apresenta segunda parte do projeto Nume com o lançamento do álbum Nume Epílogo

Nume Epílogo chega às plataformas digitais com seis músicas inéditas e duas novas versões de…

Nume Epílogo chega às plataformas digitais com seis músicas inéditas e duas novas versões de sucessos lançados em Nume

Na continuidade de um dos capítulos mais densos de sua trajetória artística, Filipe Ret lança o álbum Nume Epílogo, em todas as plataformas digitais. A obra amplia o universo de Nume — lançada em novembro de 2024 — e reafirma a proposta filosófica, autoral e estética apresentada no disco original. Com oito faixas inéditas, o projeto oferece novas camadas à narrativa que o artista vem construindo desde o início de sua trilogia etérea de álbuns, formada por Imaterial, Lume e Nume . Agora, Ret amplia a reflexão sobre sua identidade artística e as conexões entre espiritualidade, lírica e vivência urbana.

“Nume Epílogo é a última parte da mensagem do projeto. São letras e filhos que complementam a ideia de Nume — o sagrado e o profano em equilíbrio, a minha caminhada da Lapa pro país inteiro. É sobre a minha verdade: meus conflitos e minha clara”, afirma Filipe Ret.

Ret abre o álbum com KGL’s , em tributo à caminhada do artista desde sua origem, na região formada pelos bairros do Catete, Glória e Lapa, um dos berços do rap no Rio de Janeiro. A faixa conta com participações de outros dois expoentes do rap nacional que são crias do mesmo berço: BK’ e Sain. A faixa expõe o leque de referências sobre as quais navegamos a caneta de Ret: da psicologia analítica de Carl Jung, à estética dos refrões do funk carioca dos anos 80 e 90.

Em seguida, o artista segue brindando o público com mais quatro canções inéditas: Selvagem , Grama Verde (com participação de Alee), e Canto Alto , que marca o retorno à parceria com Daniel Shadow, 12 anos após o lançamento do álbum Vivaz, conquistou pelos fãs como um marco da carreira do artista, trazendo letras impactantes, como Dutumob , beats criativos e uma sonoridade boombap ousada e autoral.

Em sequência, versões inéditas de duas faixas apresentadas na primeira parte de Nume , que se tornaram sucessos: Acima de Mim Só Deus (com participação de Maru2D), e a “versão suja” de Emoções (com Orochi).

O lançamento acontece no auge da carreira de Filipe Ret. Em 2025, o artista permanece como o rapper mais ouvido do país, com 80 dias consecutivos no topo da categoria Rap/Hip-Hop no Spotify Brasil. Ele somou mais de 8,5 bilhões de reproduções nas plataformas digitais e levou mais de 1,5 milhão de pessoas à sua turnê FRXV Ao Vivo , comemorativa dos 15 anos de carreira. O espetáculo, que passou por mais de 100 cidades e originou um álbum ao vivo com nove certificações, reforçou o impacto de sua presença de palco e da construção visual e conceitual de seus espetáculos. Já o disco Nume , que agora ganha desdobramento em Nume Epílogo , ultrapassou 200 milhões de streams e também recebeu nove certificações, incluindo três de Platina — para o álbum, e para os singles Acima de Mim Só Deus e Da Onde Eu Venho .

Mais do que um reflexo de sucesso comercial, Nume Epílogo reafirma o papel de Ret como uma figura central da música urbana brasileira contemporânea. Ele é parte de uma geração que surgiu antes das mudanças do streaming e aprendeu a atravessar a indústria com visão estratégica, mantendo sua base artística e expandindo sua atuação como gestor, comunicador e mentor de novos nomes da cena, à frente do selo Nadamal Records.

“Nume Epílogo é o fechamento de um ciclo muito importante pra mim. Além da conclusão conceitual, ele completa a vivência que comecei no primeiro projeto. Nesta segunda parte, eu trouxe participações que realmente admiro e que fazem parte da minha história. Apresentei outras camadas que fazem parte do mesmo núcleo” complementa, Filipe Ret

Caminhando para o final , Nume Epílogo chega à faixa Absolvido Por Deus , em um aceno à sonoridade da banda Charlie Brown Jr., da qual Ret é fã declarado, reforçado pelo contrabaixo de Heitor Gomes, antigo membro da banda. Mais uma vez, o rapper comprova suas características, agora rimando sem beats eletrônicos, acompanhado por orquestração formada por guitarra, baixo e bateria.

E assim, Filipe Ret encerra a canção, e o álbum, afirmando que “Se tivermos que voltar pro início faço tudo de novo.” A julgar por sua trajetória, dos bancos de praça da Lapa até o topo da cena do rap no Brasil, olhar para trás e recomeçar sempre foram parte do caminho.

Faixas de Nume Epílogo – Filipe Ret

  1. KGL’s – Filipe Ret, BK, Sain, Dallass
  2. Selvagem – Filipe Ret, Prod. MTS
  3. Grama Verde – Filipe Ret, Prod. MTS
  4. Me Deixe Leve – Filipe Ret, Alee, Dallas
  5. Canto Alto – Filipe Ret, Daniel Shadow, Mãolee
  6. Acima de Mim Só Deus (Remix) – Filipe Ret, Maru2D, Mãolee
  7. Emoções (Versão Suja) – Filipe Ret, Orochi, Marquinho no Beat, Dallass
  8. Absolvido Por Deus – Filipe Ret, Prod. MTS, Johnny Monteiro