Felipe Oliveira Campos lança seu primeiro livro: Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora.

Felipe Choco lança livro sobre Batalha de Rap

Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora.

Felipe Oliveira Campos (Felipe Choco), Mestre pelo programa de Estudos Culturais da Universidade de São Paulo, EACH-USP. Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, e antigo integrante do lendário dueto de rap Sarksmo & Choco, lança seu primeiro livro: Rap, Cultura e Política: Batalha Da Matrix e a estética da superação empreendedora.

As batalhas de MCs têm proliferado em todo o território brasileiro, seja em escala municipal, regional, estadual ou nacional. Essa proliferação se deu agregada com um conjunto de mudanças no país, referente a políticas públicas, conjuntura econômica interna e mundial peculiares, e uma série de mudanças sociais irreversíveis, como o advento e a popularização das redes sociais digitais. Atrelada a essas mudanças, a digitalização da música e as transformações no modo de sua produção, distribuição e consumo, trouxeram desafios para as culturas contemporâneas, em específico para o movimento cultural Hip Hop.

A obra oferece uma série de análises e interpretações desses processos, passando pelo Rap-manifesto “O Hip Hop é foda” de Rael, e abordando a constituição de uma estética no Rap que coloca as batalhas de MCs como condição, meio e produto desse novo momento que alterou o sentido das palavras trabalho e organização. Para tal, foi empreendida uma profunda pesquisa acerca da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo – que acontece semanalmente há 8 anos na cidade – como forma de apreender essas dinâmicas, de um processo que prossegue em aberto.

O livro, que conta com prefácio de Daniela Vieira dos Santos, apresentação por Emicida e texto de orelha por Deivison Faustino (Nkosi) é lançado pela Editra Hucitec (SP), através do projeto Diálogos da Diáspora junto a outros livros de autores/as negros/as e indígenas.

Ilustração: Edson Ike

Arte gráfica: DJ Tales Mulatu

Adquira o seu em: https://bit.ly/livro-matrix