Foto Divulgação

Exposição apresenta momentos históricos do rap do Distrito Federal

Com abertura na próxima terça (9), às 18h, na Galeria Risofloras, em Ceilândia, PESO reúne material…

Com abertura na próxima terça (9), às 18h, na Galeria Risofloras, em Ceilândia, PESO reúne material gráfico e fotográfico sobre a trajetória do gênero em Brasília

Em comemoração aos 50 anos da cultura hip-hop, Brasília ganha um presente para celebrar e preservar parte da história do movimento. A exposição PESO – Histórias do Rap do DF apresenta recortes históricos e artísticos da trajetória do gênero na capital federal. A abertura da mostra acontece na próxima terça (9), às 18h, na Galeria Risofloras, em Ceilândia, e conta com uma roda de conversa com a participação de um dos idealizadores do projeto Thiago Flores e as produtoras Rayane Soares e Natália Botelho, além da discotecagem das DJs Ketlen e Jana. PESO segue em cartaz até o dia 09 de fevereiro.

A mostra apresenta quase 90 obras, que retratam diferentes momentos da história de uma das cenas musicais mais importantes do Brasil. São fotos, matérias de jornal e revista, cartazes, crachás e outros materiais, com curadoria de Thiago Flores e Mario Jardim.

O conjunto de peças expostas elabora um panorama de uma história rica e complexa, iniciada em meados da década de 80, por meio de registros de lançamentos de álbuns, shows, festivais, bastidores, gravações em estúdio, batalhas de rima e outras experiências do rap brasiliense.

Um dos idealizadores do projeto, o jornalista Thiago Flores, afirma que a exposição é fruto de um intenso processo de trabalho/pesquisa iniciado em 2017. “A exposição PESO – Histórias do Rap do DF, desenvolvida em conjunto com o cineasta Ivan Lacombe, é um desdobramento de uma pesquisa com mais de 200 páginas e a participação de 38 entrevistados. Esse estudo apresenta ao público imagens que contam nuances jornalísticas e artísticas desta trajetória explosiva do rap do Distrito Federal”, explica o jornalista.

Além do material recolhido em acervos particulares de artistas, produtores e jornalistas, 19 fotógrafos ou coletivos também participam da exibição: Ivan Lacombe, Raíssa Azeredo, Thaís Mallon, Jacqueline Lisboa, Anderson Benjamin, Fábio Setti, Fernanda Coutinho, Mark Valles, Helder Fruteira, Krishna Schimdt, Matheus Alves, Estéfane Câmara, Fernando Machado, Hugorila, Rafael Barroso, Coletivo Duca, Mídia Ninja, Diogo Alves e RAPDF.

PESO – Histórias do Rap do DF é uma parceria entre o jornalista e cientista social Thiago Flores, o fotógrafo Ivan Lacombe e o projeto Jovem de Expressão. A exposição fica aberta ao público até o dia 09 de fevereiro, de segunda à sexta, das 14h às 18h, e conta com a mediação de uma monitora. A entrada é gratuita.

Este projeto recebeu financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

PESO e a trajetória do rap do DF

PESO é um projeto dedicado a investigar, divulgar e preservar as histórias do rap do Distrito Federal. Concebido e dirigido por Thiago Flores, o trabalho/pesquisa reúne, desde 2017, as diversas dimensões do gênero e suas manifestações no território brasiliense.

A iniciativa combina análises do processo histórico da cena com reflexões sobre o cenário contemporâneo e apresenta considerações sobre as estruturas socioeconômicas, influências culturais, personagens e acontecimentos relevantes para a formação de um dos principais pólos do rap nacional.

O primeiro produto deste projeto foi o lançamento de PESO – Caminhos do Rap do DF, pesquisa com quase 200 páginas e a participação de 38 entrevistados, entre artistas, produtores, jornalistas, ativistas e outros fazedores da cultura.

Exposição PESO – História do Rap do DF

Abertura: terça (9), às 18h

Na Galeria Risofloras (ENM 18/20 – Ceilândia Norte)

Visitações até 09 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 18h

Entrada gratuita