MC HARIEL REUNE FUNKEIROS PARA O NOVO SINGLE “ASSOCIAÇÃO”

Hariel celebra 10 anos de carreira! Confira entrevista com o Jornal do Rap

O artista mais promissor do funk consciente comemora 10 anos de história na música com…

O artista mais promissor do funk consciente comemora 10 anos de história na música com uma mega produção. O DVD “Mundão Girou” é pioneiro a utilizar tecnologia de som surround Dolby Atmos. Já está disponível nas plataformas digitais com as primeiras 9 faixas que trazem parcerias de MC Hariel com Rael, Lauana Prado, Filipe Ret, Neguinho do Kaxeta, MC IG e MC PH. O trabalho gravado no Espaço das Américas, no último semestre, reflete a vida de um dos responsáveis por levar o gênero para um lugar de evolução musical e poética. Hariel direciona seu talento para relatar as batalhas da periferia de forma realista.

Em conversa exclusiva com o jornal, o artista nos conta mais sobre si e o novo DVD:

Quando disse aos seus pais que ia ser Mc de funk, qual foi a reação deles?

Mc Hariel: meu pai já era falecido tá ligado?! E minha mãe não gostou né kkk cê tá ligado, ficou preocupada. Antigamente o índice do crime também era muito grande pelas ruas aonde eu morava e lá tinha vários ataques do pcc, então minha mãe era muito preocupada! Aí eu tinha que fazer mó corre pra ir pro baile, pra estúdio kkkkkk, tinha que ir na casa do DJ pedir pra mãe do DJ ligar pra minha mãe e falar com ela que era tranquilo que eles só estavam gravando kkkkkkkk, minha coroa sempre foi preocupada mas eu fazia meus corres!!!

Quais foram seus primeiros contatos com o rap?

Mc Hariel: Desde a infância junto do funk nós sempre ouvíamos o rap ta ligado, querendo ou não o Rap é muito vivo dentro da favela. Sempre tem aquele seu truta que gosta do hip-hop real e te apresenta as parada, a gente ouvia SnJ, Racionais, RZO, Detentos do Rap, Facção Central, Xis, Sombra (SnJ). Cheguei até na época curti um show do SNJ na virada cultural!

Conta um pouco da faixa pirâmide social com Rael da rima!

Mc Hariel: Essa música eu compus ela muito antes de ser gravada, então eu já estava com ela no pente mas ainda senti que faltava algo, e sempre fui fã do Rael da sua musicalidade e do seu timbre diferenciado, o convidamos para participar da faixa e ele se entregou de corpo e alma no projeto e deu no que deu! A gente se conheceu no estúdio mesmo, sempre fui fã do que ele construiu no Rap e no Hip-Hop!

Contendo feat da Lauana gostaria que vc me falasse sua opinião sobre a importância das mulheres no Funk e no Rap!

Mc Hariel: Lauana representou bastante! ela é uma musica eximia, tem muito talento! Eu não consigo entender como as pessoas ainda tentam desvalorizar as mulheres tá ligado?! Eu acredito que Deus na minha concepção é uma mulher grávida, é uma mulher que vai dar a luz! Estando junto com minha mina hoje e ela estando grávida me faz enxergar o mundo de uma forma diferente! Não só pro cenário, mas pra nossa vida, as mulheres são tudo! gente nasce por uma mulher, vive por outra e quando morrer a gente lembra sempre da que nos deu a luz e vamos se encontrar com a mesma!

Conta um pouco sobre como conheceu o Filipe Ret e a sua colaboração no DVD:

Mc Hariel: Conheci ele a primeira vez em Porto Alegre, estava no mesmo voo que ele tá ligado?? Foi no ano que lancei a “Tem Café” mostrei a guia pra ele pouco antes da música sair e a gente foi se conhecendo! Fomos mantendo umas ideia até que chegou meu DVD e eu chamei ele e falei “Mano vamo cola num estúdio ai tô com umas ideia pra te mostrar” aí a gente foi lá no Dallas eu cheguei com duas faixas uma que foi pro meu DVD e uma que vai sair pelo Ret!

Como foi a criação e ideias para o desenvolvimento do DVD?

Mc Hariel: Nosso movimento, e quando digo nosso, me refiro ao Rap e ao Funk! Somos um movimento aonde todos nós sofremos pra caralho até chegar aonde nós estamos hoje! Tipo, graças a Deus hoje eu sou um dos caras que estão na linha de frente do bagulho tá ligado?! Consegui conquistar uma casa, comprar uma bagulho ”dahora” a partir do meu sonho! Mas, eu sinto em mim, que não adianta eu poder comprar um carro ”dahora” uma casa ”dahora” ou qualquer coisa que vai fortalecer meu ego!

Eu preciso fazer mais! Preciso trazer seriedade, e como eu trago seriedade? Fazendo um trabalho sério, algo que seja sólido! E acredito que seja esse o caminho que todos os artistas irão trilhar a partir de agora, fazer mais do que só lançar umas músicas e uns clipe tá ligado?! Já tem muitos artistas que estão nessa linhagem de trazer conceito e seriedade, e nós que estamos na linha de frente temos que nos preocupar de trazer um conteúdo, algo mais puro que eterniza! Igual quando eu tô com os moleque no estúdio e eles falam “Nossa essa é hit” aí eu já falo com eles que a gente não se foca no hit e sim na música que eterniza e ultrapassam gerações! Igual a “Tem Café”, é uma música que desde a primeira semana que saiu já caiu na boca do povo e qualquer show que eu cantar todo mundo vai junto! A “Meu Mundo” também desde que eu lancei a galera já começa a gritar no show!

E fico imaginando a nova geração que vai chegar, daqui 10 anos! hoje um Mc que estoura no funk hoje é bem diferente do que já foi 10 anos atrás, antes quando você chegava no camarim e pedisse uma garrafa de água, um whisky um guaraná você era tirado, “aí pai você veio foi pra cantar”. Hoje um Mc de funk já pode pedir um whisky um Combo de salgado um guaraná já é tido como normal! Então imagina daqui há 10 anos, não é atoa que cada novidade estoura de uma maneira estrondosa, você pode notar pelo Mc Poze do Rodo, ele estourou há pouco tempo e você percebe que está um trampo cabuloso e bonito de ver! E ele construindo o nome dele facilita mais ainda o movimento a crescer e vir outras pessoas!!!

Conta um pouco sobre a presença do Mano Brown do grupo Racionais Mc’s no palco?

Mc Hariel: Mano foi uma realização de um sonho sinistra, que não consigo acreditar até hoje, tenho o WhatsApp dele troco uma ideia e pa, mas não foi combinado até o último dia do dvd, ele só me falou que ia colar no dia que iria ser gravado, o DVD foi no dia 18 e no dia 18 eu acordei com a ligação do Brown, dois parceiros e o Brown em ligação de WhatsApp falando ” e aí nós vamos encostar hoje” aí eu já falei se vocês quiserem colar e gravar o DVD lá do racionais no meu lugar kkkkkkkkkk, aí eles disseram que iam encostar mas ficou de canto aí eu já falei com ele pra ir comigo pra galera ver ele! E nossa relação é bem orgânica ele é meu ídolo e é um ícone para milhares então não gosto de forçar a barra mas tenho certeza que algum dia poderá sair alguma colaboração entre a gente!

Gostaria que você compartilhasse conosco uma história com Mc Kevin:

Mc Hariel: Quando a gente estava pra fazer um show em BH, a gente se trombou no hotel pra trocar ideia, fazer um som, acabou que rolou maior bolôlô 15 minutos antes do show que saiu até no jornal kkkkkkkk, mas ele sempre se sobressaia em qualquer ocasião era muito engraçado, sabia como mudar o conflito e aflição para boas risadas e também sempre com muita humildade!

A faixa “Oportunidade”, que relata a necessidade de independência após a morte do pai, registra 2,7 milhão de visualizações no canal oficial da gravadora GR6 Explode em um mês de lançamento.

A diversidade musical é um dos seus principais diferenciais com o dom de mesclar e unir o funk com ritmos como sertanejo, trap e rap. Em colaboração com Rael, “Pirâmide Social” relata a luta profissional para manter o sustento da casa com a mãe.

As participações de MC IG e MC PH, abraçam as “Saudades” do amigo MC Kevin, que faleceu em maio de 2021.

A sertaneja Lauana Prado canta a “Profecia” de encontrar alguém em meio às batalhas diárias.

Assim como com MC Neguinho do Kaxeta, em que traz os “Exemplos” dentro das comunidades.

Na última participação do DVD, Filipe Ret e Hariel demonstram as adversidades frente à vontade de vencer em “Luxúria ou Trama”.

 

A segunda metade do projeto já está disponível com 10 regravações de grandes sucessos, ao lado de: Alok, MC Don Juan, MC Pedrinho, MC Ryan SP, Salvador da Rima.  “Nossa expectativa com o DVD todo é de contribuir pro crescimento do funk como movimento e mostrar que ele é sim capaz de entregar um grande show e um grande projeto. Um projeto que conta minha história de vida com teatro, dança e muita música” revela o artista.

Gravado no ano passado na casa de show paulistana Espaço das Américas, “Mundão Girou” reflete a vida de Hariel e registra sua evolução musical e poética. A primeira parte do lançamento do projeto já soma mais de 12 milhões de views no YouTube em faixas sobre as etapas de sua vida e
batalhas em crescer na periferia da capital.

Agora, as regravações também representadas em teatro, dança e música estão disponíveis para os fãs do cantor. MC Hariel carrega mais de 3 bilhões de views no Youtube, e quase 2 bilhões de plays somados nas plataformas em suas canções originais, estas que marcaram a vida e os “rolês” de milhares de pessoas nos últimos 10 anos.