
Entre Liberdade e Paraíso: rapper SHAN lança single que abre caminho para novo álbum
Primeira faixa do próximo projeto do artista sul-fluminense usa a famosa placa da Bela Vista…
Primeira faixa do próximo projeto do artista sul-fluminense usa a famosa placa da Bela Vista (SP) como metáfora para escolhas, deslocamentos internos e uma viagem entre mundos
O rapper sul-fluminense SHAN lançou, na última quinta-feira (4), o que deve ser o primeiro single de um novo álbum anunciado oficialmente nas redes sociais do artista. A música, nomeada como B.Y.B, faz referência à icônica placa “Liberdade/Paraíso”, instalada no bairro da Bela Vista, em São Paulo, ponto onde dois caminhos se opõem, mas também se encontram. Ao transformar o sinal urbano em metáfora, o artista provoca o ouvinte a refletir sobre rumos, bifurcações e a eterna sensação de estar entre dois mundos.
Na faixa, SHAN revisita lembranças, sonhos e objetivos para buscar uma resposta que, segundo ele, talvez não esteja no plano físico. A busca, espiritual, emocional ou simplesmente íntima, ecoa no contraste entre melodias de atmosfera onírica e uma batida Boom Bap, que mantém os pés do ouvinte no chão. É nesse encontro entre leveza e peso, elevação e matéria, que a narrativa do rapper se constrói.
A proposta estética e conceitual aproxima o trabalho de uma espécie de jornada interplanetária: um deslocamento que não ignora a realidade, mas também não se limita a ela. SHAN afirma que o single marca apenas a primeira etapa desse trajeto.
“Essa música é como um portal. Eu começo a tirar os ouvintes do chão, mas ainda não é hora de flutuar completamente”, diz o rapper. “A placa Liberdade/Paraíso sempre me intrigou. Ela parece simples, mas diz muito sobre as escolhas que a gente precisa fazer, e sobre aquelas que a gente tenta adiar.”
Com produção que mistura contemplação e inquietação, o lançamento indica que o artista caminha para um projeto maior, concebido como uma jornada em múltiplas camadas, externas e internas. No começo dessa travessia está a dúvida: seguir em direção à liberdade, em direção ao paraíso ou descobrir que talvez o verdadeiro destino esteja em outro lugar.
“Eu quis testar esse limite entre realidade e sonho. Às vezes acho que tudo isso é só uma viagem da minha cabeça… mas é nela que encontro as respostas que uso no mundo real”, completa SHAN. BYB abre espaço para especulações sobre o álbum que se aproxima, um trabalho que promete aprofundar essa mistura de introspecção, experimentação e simbolismos urbanos.
Sobre SHAN
Rapper, produtor musical e criador audiovisual, SHAN transforma cada música em cena. Natural de Barra do Piraí, RJ, o artista combina Rap e Trap com texturas cinematográficas, sensualidade, reflexões cósmicas sobre a vida e versos inspiradores. Independente e inquieto, SHAN vem construindo seu próprio universo.