ENCONTRO ECUMÊNICO NA RIMA

Principado é um grupo de Rap Cristão Guarulhense formado em 2009, por Isa Dee (vocal…

Principado é um grupo de Rap Cristão Guarulhense formado em 2009, por Isa Dee (vocal e Backing Vocal) e Orlando Jay (vocal e composição). O intuito do grupo é levar a Palavra de Deus dentro e fora da igreja, intitulada como a “Teologia do Gueto”. A produção de bases instrumentais e composições são próprias do grupo. Atualmente, fazem parte da Pastoral Afro-Brasileira, que é um quilombo contemporâneo, a resistência da cultura afro-cristã, e compõem a equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade em Guarulhos, participando de fóruns junto à prefeitura, dialogando com vereadores e secretários, buscando o bem estar social e manutenção da cultura de rua para os jovens do município.

Principado foi o 1º grupo de Rap a ser convidado pela Câmara Municipal a se apresentar musicalmente e dialogar diretamente com os vereadores em assembléia.

De forma intelectualmente letrada e catequética, as rimas do Principado, além de bem articuladas, levam o ouvinte a entender melhor os valores e dogmas cristãos católicos, ocultos a periferia, mas o grupo não é pragmático, tão pouco taxativo e com uma hermenêutica periférica de Jesus Cristo, pregam o ecumenismo.

Na faixa intitulada Nossa Missão, contam com a presença de MC Poke, Rapper guarulhense que também é cristão, mas Evangélico Neo Pentecostal. Poke, antes de sua conversão, foi o fundador do grupo Gangsta Rap Consciência de Rua, que nos anos 1990, fez vários eventos em Guarulhos, inclusive, na abertura de shows de grupos como SNJ.

Atualmente, faz parte do Grupo TEX, e paralelamente, prepara composições, tanto para o Rap como Hinos de Louvor em sua igreja.

A música é uma fiúza, pois músicos católicos e evangélicos gravando juntos, é algo muito raro, e no caso do Rap Nacional, não se tornará algo efêmero, pois é um marco de tolerância religiosa, mostrando que a cultura Hip Hop quebra grilhões conservadores católicos e preconceituosos de evangélicos. Principado e MC Poke vem mostrar, além da qualidade nas rimas, que o 1º passo para que a periferia dialogue sobre Deus, é o respeito ao próximo.

Breve, o grupo Principado terá site próprio e o álbum Anjo de Deus nas ruas. Ouça a faixa Nossa Missão, que em breve, assim como as outras, estará disponível para download