Duzz transita entre o extramundo e o hip hop no álbum

Duzz transita entre o extramundo e o hip hop em novo álbum

O projeto, que conta com a participação de nomes como Baco Exu do Blues, Froid…

O projeto, que conta com a participação de nomes como Baco Exu do Blues, Froid e MC Pedrinho, chega às plataformas digitais nesta terça-feira (30)

Trazendo Duzz como personagem principal de uma missão intergaláctica, o álbum “Além dos Satélites: Missão Renova” transita entre o extramundo e a realidade, apresentando diferentes visões do hip hop em parcerias com grandes nomes da cena urbana nacional nesta terça-feira (30). O planejamento do álbum teve início em meados de 2019, quando o artista passou a acumular músicas com a intenção de tirar do papel um trabalho mais maduro e coeso. Com o passar do tempo, a proposta foi amadurecendo e ganhando forma, criando novas perspectivas em relação ao material que o rapper desejava entregar como o próximo projeto sólido de sua carreira.

Ouça “Além dos Satélites: Missão Renova”

Ao perceber que estava produzindo muitas músicas, Duzz decidiu criar um álbum extenso, inspirado em projetos de rappers internacionais. “Eu não queria uma opção viável, eu queria seguir uma intuição, a minha vontade de fazer algo que, no mínimo, fosse diferente”, conta o cantor sobre o processo de criação. A decisão inicial do artista era lançar 20 músicas, porém, esse número aumentou com a evolução do projeto, resultando na produção de 31 faixas. “Durante muito tempo fiz alterações, troquei músicas, melhorei algumas, substituí outras, mas todas mantendo o mesmo nível de criação e entrega. Todos os dias me sinto satisfeito pois consegui fazer um álbum extenso com as melhores faixas que eu fiz nos últimos anos”, continua.

Durante o processo de viver e criar o álbum, Duzz teve a oportunidade de trabalhar e conhecer novos profissionais, além de aprender mais sobre hip hop e coletividade. Seguindo esse pensamento, o rapper decidiu trazer o máximo de pessoas para o novo projeto, prezando por diferentes visões e proporcionando uma experiência completa para o trabalho. “Além dos Satélites: Missão Renova” conta com a participação de 11 produtores e cerca de 30 artistas do cenário rap nacional, incluindo Baco Exu do Blues, Froid, BC Raff, Tasha & Tracie, Samantha Machado, Kamaitachi, MC Pedrinho, entre outros.

“Após vermos que o projeto realmente tinha muito corpo e era, de fato, uma ideia muito promissora, resolvemos investir com força, trazendo uma identidade visual que, não só para mim, mas para todos nós da equipe, é o maior e mais profissional trabalho que fizemos em nossas vidas”, destaca o cantor. Para Duzz, “Além dos Satélites: Missão Renova” é a continuidade de uma espécie de trilogia. Em 2018, “Auto-Retrato” marcava uma geração de fãs, trazendo uma sonoridade underground e entregando muito sentimento, o que viria a se consagrar como o projeto que fixou o nome do artista no ouvido das pessoas. Em seguida, já parte da Uclã – gravadora que reúne grandes nomes do rap nacional –, Duzz lançou a mixtape “Entre o Céu e o Esgoto”, considerada o meio do caminho após “Auto-Retrato”, onde o rapper rima, em forma de desabafo, sobre momentos conturbados vividos nos últimos anos.

Para o artista, o terceiro ato de sua discografia é o responsável por mostrar por completo sua evolução profissional e artística, contribuindo para a decisão do título do álbum: “Além dos Satélites”. Tendo como base metáforas do extramundo – algo muito presente na vida do cantor –, Duzz começou a implantar um código e deixar pistas para seus fãs. Hoje, o código “313”, que está cravado na pele do astro, traz Duzz como o escolhido para uma missão, a “Missão Renova”. “Eu resolvi adicionar um subtítulo ao álbum, bem nessa brisa de curtir a estética de títulos de filmes e livros, na intenção de trazer esse clima fictício para dentro do projeto. Foi quando o álbum chegou a sua forma final ‘Além dos Satélites: Missão Renova’, e assim foi anunciada sua alteração”, explica.

Dentro do conceito do projeto, “Renova” consiste em uma grande missão extraterrestre, focada em melhorar o futuro da raça humana no planeta Terra. A missão é considerada uma reforma geral para o futuro, onde milhões de seres humanos seriam selecionados para praticarem atividades em suas vidas, nas quais plantariam sementes. Essas sementes seriam responsáveis por mudanças ao longo dos próximos anos, trazendo evolução espiritual e pessoal para as novas gerações.

Dentre os milhões de humanos escolhidos para essa missão, Duzz teria sido o responsável por espalhar um caldeirão de sensações e sentimentos através da música e da arte, dando vida ao seu novo álbum: “Além dos Satélites: Missão Renova”. As 31 faixas representam um mês completo, mostrando como é comum o balanço emocional que todos vivemos, independente do estado de espírito. “As músicas viriam para implantar o sentimento de erguer a cabeça diante a tantas ondas de sensações no dia-a-dia, de aprender mais sobre olhar pra dentro de nós e nos entender, nos enxergar”, lembra o rapper.

O álbum chega acompanhado de visualizers no YouTube, que expressam o ambiente visual onde o álbum se passa: um cenário que lembra o antigo apartamento de Duzz, onde se encontram todas as faixas do disco, passando por sonhos que levam a diferentes lugares e situações, navegando por inúmeros climas e sentimentos, viajando pra outros tempos, espaço e épocas.

“No fim das contas, ‘Além dos Satélites: Missão Renova’ talvez realmente seja uma ‘Missão Renova’, uma forma de renovar tudo aquilo que eu já criei e apresentei, uma forma de renovar a perspectiva de muitas coisas para quem me escutou e me deu palco durante tantos anos. Aos fãs, que me acompanham há cerca de oito anos e que me ajudaram a construir tanto, é uma forma de retribuir e agradecer todo apoio de quem ama minha arte”, finaliza o artista.

O novo álbum de Duzz, “Além dos Satélites: Missão Renova”, está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm e os visuais do projeto estão disponíveis no canal do artista no YouTube.

Assista “Além dos Satélites: Missão Renova”