
Duck Jay, Líder da Tribo da Periferia, Recebe Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro
Duck Jay, líder do renomado grupo de rap brasiliense Tribo da Periferia, foi um dos…
Duck Jay, líder do renomado grupo de rap brasiliense Tribo da Periferia, foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro. A honraria, concedida a personalidades que se destacam na atuação e incentivo cultural no Distrito Federal, foi entregue nesta quarta-feira, 25 de junho, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Ver essa foto no Instagram
Este reconhecimento simboliza a força da cultura periférica, a potência do rap de Brasília e a trajetória de um artista que sempre utilizou a música como instrumento de transformação de vidas.
O grupo Tribo da Periferia expressou gratidão pela conquista, reforçando a importância do rap e da cultura de Brasília. A banda agradeceu a todos que apoiam e acompanham sua jornada, afirmando que a Tribo da Periferia “segue firme, fazendo história”.
A iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) homenageou cidadãos de diversos segmentos que compõem o Distrito Federal, incluindo artistas e autoridades. Claudio Abrantes, titular da Secec-DF, destacou a relevância do momento: “Este é um dia simbólico, porque estamos reunidos em um templo sagrado da cultura nacional, o Teatro Nacional Claudio Santoro, para celebrar não só a arte, mas o esforço coletivo de artistas, produtores, servidores e autoridades que tornaram esse reencontro possível. A reabertura da sala Martins Pena marca a continuidade de uma história que estamos reconstruindo juntos, com orgulho e perseverança.”
Gisèle Santoro, viúva do maestro Claudio Santoro e também uma das agraciadas, relembrou o início das atividades do teatro, do qual participou como bailarina. “Eu vivi isso aqui, desde as primeiras peças, a primeira vez, o primeiro concerto. Foi sempre assim o sonho da gente, colocar a arte musical, a ópera, o teatro em seu lugar merecido”, afirmou.
A Homenagem a Seu Teodoro
A medalha leva o nome de Teodoro Freire, uma figura importante na história dos pioneiros de Brasília. Seu Teodoro dedicou-se à valorização da cultura nordestina, traço fundamental de sua identidade e de tantos outros conterrâneos que contribuíram para a construção da capital. No DF, ele se destacou pela singular expressão do Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, registrado no Livro das Celebrações como Bem Cultural de Natureza Imaterial por sua relevância. Em 2020, ano do centenário de seu nascimento, o Governo do Distrito Federal (GDF) criou a medalha por meio do decreto nº 41.546/2020.
Gisèle Santoro concluiu: “O maior presente que podem me dar, e à minha família, é vocês estarem aqui vivendo o que é essa maravilha, que é o Teatro Nacional Cláudio Santoro, a Sala Martins Pena, e ter uma pessoa como o nosso secretário de Cultura, que dá valor a isso. Ele participou desde o início, ajudando, dando força, dando prestígio para o teatro, apoiando.”
Lista de Personalidades Homenageadas:
Antônio Lima
Alexandre Rabelo Patury
Ankomarcio
Bárbara Lins
Carlos Alberto Neves da Silva
Cintia Cristina de Arêdes Diniz
Claudia Martins
Cláudio Cohen
Claudeci
Coronel Ana Paula Barros Habka, comandante-geral da PMDF
Cristiano Lopes da Cunha
Bryan Roger Alves de Sousa
Francisco José Teles de Lima
Giorge Obará
Gisele Gama Andrade
Gisèle Santoro
Heliene de Souza
Janete Dornellas
Keldison Almeida de Sousa
Ledamar Sousa Resende
Lucas Cerqueira Ribeiro
Luiz Fillipi Vitelli
Maria Inês Alves de Souza
Omar Franco
Secretário de Relações Internacionais Paco Britto
Patrícia Carvalho
Pedro Afonso Franco
Pedro Garcia
Rodrigo Almeida Freitas
Tathiana Dalcol
Tico Magalhães
Tribo da Periferia
Valéria Cabral
Vitor Avelar
Sobre o Grupo Tribo da Periferia:
A Tribo da Periferia é uma dupla de rap formada em Brasília, composta por Look e DuckJay. O grupo é amplamente reconhecido no cenário nacional por singles como “Insônia” e “Insônia 2” (com Hungria Hip Hop), “Imprevisível”, “Nosso Plano” e “Conspiração” (com Marília Mendonça). Com oito álbuns lançados, dois discos de platina e uma premiação musical, a dupla é considerada por décadas uma das maiores bandas de rap do Brasil, sendo também pioneira do subgênero trap.