Drik Barbosa convida Psirico na lovesong

Drik Barbosa convida Psirico na lovesong “Seu Abraço”

Segundo single do projeto NÓS

Luta, transformação e resgate da humanidade são as ideias centrais do projeto NÓS, iniciado por Drik Barbosa no ano passado. A cantora, compositora e rapper paulistana constrói uma mensagem guiada por diferentes olhares, como o do autocuidado, o da ancestralidade, o do afeto e o do diálogo. Tudo com o intuito de projetar novas possibilidades de futuro. “Sobre Nós”, em parceria com Rashid, foi o single que serviu de ponto de partida para esta construção. Agora, a artista amplia a conversa com a música “Seu Abraço“, uma lovesong que chega aos aplicativos de streaming pela Laboratório Fantasma e traz a participação especial do Psirico.

O videoclipe dirigido por Hudson Rodrigues também está disponível no canal dela no YouTube.

“A desumanização do povo negro é uma das principais violências que vivemos. Nos tiraram o direito de amar e de ser amado, de ter a nossa voz ouvida e de ser respeitado”, afirma Drik Barbosa. “É urgente estabelecer a nossa reumanização, então, quando eu pego a caneta, esse tem sido o meu maior objetivo”, diz.

O videoclipe de “Seu Abraço” também segue essa proposta. Além de ter Drik e Psirico em cena, o registro audiovisual apresenta a relação entre dois homens negros como fio condutor. Diante de todas as violências que a população negra vem sofrendo a séculos e sobretudo agora no momento em que os indices de letalidade entre a comunidade negra aumentou por conta da pandemia, a escolha de um amor masculino afrocentrado para ser simbolo de resistência e transformação não foi em vão, uma vez que os homens negros são animalizados, estereotipados e sofrem com os estigmas associados a nossos corpos dentro da sociedade, não atoa são os que mais cometem suícidio e ocupam o maior indice entre a população carcerária no nosso País, por isso é importante evidenciar a potência negra masculina através do afeto. A dançarina Mayara Rosa foi responsável por coreografar esse casal, ela usou diferentes referências de estilos de dança da contemporânea ao pagodão baiano, e os bailarinos Nyek Freitas e Félix Pimenta assumem um protagonismo, que transfere resistência através do afeto, durante toda a narrativa do clipe, que é potencializado pelas presenças de Drik Barbosa e Psirico em um enredo simples, porém muito sensível, externalizando por meio da dança e dos movimentos todo afeto existente entre eles, evidenciando que o amor é uma das formas mais profundas de resistência.

“Nós somos mais do que as violências que nos atingem, e não tem nada mais revolucionário do que corpos negros livres, felizes e se amando, por isso escolhemos esse duo maravilhoso, afrontoso e político para o nosso segundo single. Luto para que essa seja a regra e não a exceção, por isso essa música e esse clipe são tão importantes para mim e tenho certeza que serão para todas as pessoas. Em um momento tão difícil como o que estamos vivendo, espero que se sintam abraçadas por ela. O amor é resistência, poesia, libertação e cura, e é disso que precisamos nesse momento, comenta Drik. “A ideia do vídeo foi justamente a de retratar a reumanização que citei. Ali, ela se faz real ao mostrarmos o carinho e o cuidado com o outro, enquanto a dança que conduz o clipe surge como o elemento de expressão que nos torna humanos. Ela nos permite viver e celebrar cada momento”, completa.

“Seu Abraço” é mais um capítulo na construção da identidade musical de Drik Barbosa, que traz referências diversas em busca de originalidade e uma sonoridade única e autêntica, que reverencia o passado, mas que acena para o futuro da música negra brasileira. A faixa, que tem direção musical de Damien Seth, por exemplo, parte do R&B norte-americano, mas a coprodução e participação de RDD (Rafa Dias, do ATTOOXXA) e a presença do Psirico conferem ao resultado final uma musicalidade original, inovadora e afrofuturista, evidenciando a potência da identidade musical negra e contemporânea – ao mesmo tempo em que bebe das raízes do R&B, a canção é convidativa e pop.

Esse é o segundo single do projeto NÓS, um projeto que busca resgatar a humanidade da comunidade negra, sobretudo mulheres, e prevê mais lançamentos de singles (todos com feats), além da criação de um podcast baseado em histórias e vivências reais.

Assista “Seu Abraço”: