Don L propõe a construção de um novo imaginário para o país em novo álbum

“Aïnouz, vol. 2”, Um dos álbuns mais esperados dos últimos anos no Brasil está disponível…

“Aïnouz, vol. 2”, Um dos álbuns mais esperados dos últimos anos no Brasil está disponível em todas as plataformas digitais 

Em meados da década passada, Don L reunia dinheiro, forças e colecionava sonhos mirando sua vinda para São Paulo. Deixando Fortaleza, cidade que ajudou a colocar no cenário do rap nacional no começo dos anos 2000, o rapper chegava na capital paulista com todo seu talento, mirando construir um novo mundo dentro do gênero. O trajeto desta jornada é o pano de fundo para o lançamento desta sexta-feira (26), o aguardado e ambicioso Roteiro pra Aïnouz, Vol.2, que além de registrar os devaneios oníricos da estrada, funciona como um exercício de imaginação de novos passado, presente e futuro para o Brasil.

Com direção artística de André Maleronka (Rá!, RPA3 e Veterano) e produção executiva de Marina Deeh, o segundo volume de sua trilogia autobiográfica reversa é pura reflexão e proposição. Reflexão ao pensar um novo país, uma nova perspectiva de enxergar a relação colonial e algumas novas histórias possíveis para o Brasil. Uma saída ao imaginário popular e comum de que não há alternativa. Proposição ao trazer versões sonoras particulares, inovadoras e com sua assinatura para gêneros consagrados no cenário nacional.

Se Roteiro pra Ainouz Vol. 3 nos mostra a decepção do último bom malandro chegando em São Paulo depois de nutrir todos os sonhos e expectativas com sua carreira e o rap nacional — “é como o cara que vai pronto pro jogo pra Meca, pra Babilônia, mas quando chega lá acabaram de botar fogo em tudo e a cidade está em chamas” contou o MC na época de lançamento — RPA2 nos apresenta o percurso até lá, com todos os pensamentos do rapper ao longo da jornada de quase 3000 km. É Menos “O Céu de Suelly” e mais “Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo”.

A jornada do rapper não serve apenas para pensar alternativas ao rap e à indústria do entretenimento. Durante a viagem de RPA2, o favorito do seu favorito aproveita para propor um Brasil diferente, enxergando o passado por outro prisma, o que desenha um futuro radicalmente oposto ao que parece nos esperar nas próximas esquinas. Don L, então, mostra em sua escrita e sua música a importância do exercício de constantemente pensar as novas realidades possíveis.

Sonoramente, RPA2 é ambicioso em todos os sentidos. Enquanto seu trabalho anterior criava uma atmosfera densa e nublada, Roteiro pra Aïnouz, Vol.2 aposta em uma sonoridade cinematograficamente colorida e solar. Trabalhando ao lado de Nave (Emicida, Marcelo D2 e Luisa Sonza) e Luiz Café (que assina a mixagem), Don L encontrou na multiplicidade de vozes a base para seu novo álbum. Com muitos coros e sonoridades incidentais, o artista reinventa, a seu modo e com ineditismo, diversos estilos brasileiros urbanos para além do rap, do trap e do drill, imaginando novas texturas para o funk, o soul e a MPB. Para isto, o MC contou com as participações de Djonga, Tasha & Tracie, Rael, Daniel Ganjaman, Mahmundi, Giovani Cidreira, Alt Niss, Terra Preta, Mateus Fazeno Rock, Luiza de Alexandre, Fabriccio, Thiago França, Eddu Ferreira, 808 Luke, Willsbife, Deryck Cabrera, Donatinho e Guilherme Held.

A parte gráfica do disco é outro destaque. A capa, uma mistura de Chronic, os discos da Strata-East e Black Jazz, e álbuns de MPB brasileiros da década de 70, é fruto de uma colaboração que já acontece desde a mixtape Caro Vapor, com projeto gráfico assinado por Filipe Fillipo e fotos de Autumn Sonnichsen. Os visualizers foram dirigidos por Aisha Mbikila (Lady Bird), responsável pelos clipes de “kelefeeling” e “Na Batida da Procura Perfeita” e que já assinou trabalhos de nomes como Iza e Projota.

Roteiro pra Aïnouz, Vol.2 é um lançamento do selo Caro Vapor Vidas, a distribuição é da AltaFonte e você pode ouvir em todas as plataformas digitais clicando aqui.

Confira “Aïnouz, vol. 2”: