Foto Divulgação

Documentário “Para Além do Hip Hop” aborda as Batalhas de Rima

Bivolt, Thaíde, Kamau e o DJ DanDan são alguns dos artistas que estão presentes na…

Bivolt, Thaíde, Kamau e o DJ DanDan são alguns dos artistas que estão presentes na série documental

Um movimento cultural, que consiste em duelos, onde jovens se enfrentam através do improviso (rimas feitas na hora), ganhando quem tiver criatividade nas palavras; assim são as Batalhas de Rima. Após um período de filmagens em diferentes batalhas e conversas com artistas que fazem parte da cena do hip hop, o documentário “Para Além do Hip Hop” está no ar. Os quatro episódios podem ser assistidos gratuitamente no YouTube do Sons da Rua e na página do Facebook Para Além do Hip Hop.

O primeiro episódio do documentário retrata o início das batalhas e a luta de seus participantes para preservá-las. Unindo diferentes perspectivas e importantes batalhas de rima da cidade de São Paulo, como a Santa Cruz, a Aldeia e a Dominação, o segundo episódio da série retrata a organização gigantesca por trás de cada uma delas e, também, como elas impulsionam a carreira de diversos MC’s.

Das ruas para os palcos, é o foco do terceiro episódio. As batalhas de rima ocupam espaços sociais e fomentam o mercado da música, como falam os profissionais da cena que falam de suas experiências, evidenciando que o rap salva vidas.

No episódio final, o documentário aborda a carreira de grandes nomes do hip hop, que surgiram deste movimento e explora os impactos da cultura do freestyle sob o contexto das novas gerações, das oportunidades e da educação.

Celebrando a arte popular e provocativa que dá voz aos jovens da periferia, o “Para Além do Hip Hop” é realizado via Lei Municipal de Incentivo a Cultura e conta com depoimentos de grandes nomes da cena, como Bivolt, Levinski, Choco, Kamau, Slim Rimografia, DJ DanDan, Thaide, MC’s, DJ Duh França, Mamuti e MC’s e organizadores das batalhas da Aldeia, Santa Cruz e Dominação.

Para assistir aos episódios: