DÖ MC e Skeeter lançam “Rap na Mala” com exibições gratuitas em São Paulo

DÖ MC e Skeeter lançam “Rap na Mala” com exibições gratuitas em São Paulo

Com 5 episódios que marcam a gravação da primeira obra musical de jovens artistas periféricos…

Com 5 episódios que marcam a gravação da primeira obra musical de jovens artistas periféricos ou egressos do sistema, o projeto circula – sempre com material inédito – pelas plataformas digitais das casas de cultura Hip Hop Leste, Chico Science, São Mateus, Freguesia do Ó e Campo Limpo

Um rapper, um beatmaker, uma mala com notebook, placa de som USB, microfone condensador, fones de ouvido, caixas monitores de referência e sampler. Este é o projeto “Rap na Mala”, construído em paralelo ao álbum A.R.T.E, e que tem como principal objetivo gravar e produzir jovens artistas egressos, ou não, do sistema, que possuem o sonho de ser MC e fazer dessa arte seu potente instrumento de expressão e desabafo.

“Rap na Mala” nasceu enquanto DÖ atuava como arte educador da Fundação C.A.S.A, o projeto é, ainda hoje, uma alternativa para que adolescentes, aqueles que estão ou não em conflito com a lei, tenham a oportunidade de buscar outros caminhos.

“Rap na Mala é basicamente eu e Skeeter unindo nossos conhecimento, equipamentos e sonhos numa mala, colocando dentro de um carro e indo até qualquer quebrada que tenha um jovem que queira gravar um rap, mas nunca conseguiu porque está numa situação tão vulnerável que não consegue acesso nem a um home estúdio de um amigo ou quem quer seja. Com essa iniciativa é possível dar voz, incentivar e apoiar esses artistas, permitindo que tenham acesso a uma produção honesta de sua música/arte. Nosso objetivo é, sobretudo, ajudar o(a) jovem artista no início de sua carreira, especialmente os que mais precisam desta ajuda”, destaca DÖ MC.

Dentro deste contexto, o resultado é apresentado em cinco exibições online e gratuitas em São Paulo.

Abrindo os caminhos, a Casa de Cultura Hip Hop Leste recebe nesta quarta-feira, 24/08, às 14h, o primeiro, gravado no Município de Lorena, com participação do jovem “Alemão”.

No dia seguinte, 25/08, quinta-feira, o episódio 2 será exibido, às 19h30, na Casa de Cultura Chico Science. Com participação do jovem “Magrão”, morador de Pindamonhangaba, a música foi grava em sua residência, uma quebrada do município do Vale do Paraíba.

Logo depois, em 26/08, sexta-feira, às 19h, é a vez do “Magrão da Norte” de Guarulhos, o episódio com participação do MC será exibido no Facebook da Casa de Hip Hop de São Mateus.

Já na terça-feira, 30/08, às 14h, a Casa de Cultura Campo Limpo recebe o episódio 4, com participação do jovem “Gasparetto”, do Bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Ainda no mesmo dia, às 18h, na Casa de Cultura Freguesia do Ó, às 18h, o episódio final, que conta com a participação do jovem “Lucas Cór” de São José dos Campos, encerra a série de cinco obras audiovisuais dirigida pela produtora Gira Mundo Filmes.

Todas as exibições serão gratuitas, no Facebook das instituições culturais, com lançamento simultâneo no canal de YouTube dos artistas.

“Rap na Mala” é um projeto contemplado pelo edital Proac Nº 15/2020 – Incentivo Ao Desenvolvimento Da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra, Indígena E LGBTQIA+.

Saiba mais sobre DÖ MC:

DÖ MC é rapper, produtor e arte educador. Atuante no Hip Hop há mais de 19 anos, o artista possui em boa parte de sua trajetória um trabalho como transformador social dentro das Fundações C.A.S.A, onde deu aulas de rimas na linguagem rap e atuando dentro e fora do sistema com jovens das mais diversas periferias do Brasil. Antes de seguir carreira solo, DÖ MC integrava a safra de artistas talentosos do Vale e fazia parte do coletivo S.A.F.A.RI onde atuou junto a outros nomes importantes do rap nacional. Em 2009, lançou seu primeiro trabalho solo, o EP. Vali-DÖ. Já em 2012, enquanto produtor, deu início às atividades em seu estúdio Pura Rua e produziu nomes como Síntese, AXL, entre outros.

Em 2014, DÖ lança a mixtape “Luta”, disco de 15 faixas, cujo nome foi inspirado na poesia “Novos Dias” do Poeta Sérgio Vaz. O álbum, que foi considerado um dos melhores do ano pelas principais mídias de Hip Hop, conta com a participação de artistas como Tássia Reis, Livia Mafrika, DJ Sleep (Haikaiss), Skeeter, Mestiço, DJ Cirilo e DJ G2. Em 2015, o rapper apresentou o álbum em diversos espaços culturais e foi convidado pelo Canal Rap Box a fazer um perfil da faixa “Respeita”, uma das letras do álbum. No mesmo ano, DÖ MC integrou a Mixtape Vol. II do Projeto Nave, no Sesc Vila Mariana e participou do programa Manos e Minas com o show e entrevista completos. Já no ano seguinte (2016), o MC ingressou no projeto “Nosso Canto”, um circuito de shows fomentado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Em 2017, o artista lançou o single “Ilusão”, um free verse com beat de ILL Mind.

No ano seguinte (2018), o MC libera o single “11 Minutos”, uma faixa crítica sobre a cena do rap naquele período. Em 2019, DÖ MC ganhou um prêmio de incentivo à cultura Hip Hop e está em estúdio gravando seu disco em parceria com o beatmaker Skeeter. Paralelo ao projeto, o MC tem trabalhado no projeto “Rap na Mala” que busca gravar jovens egressos do sistema que sonham em ser rapper e não possuem estrutura de estúdio para produzir sua primeira música.

Saiba mais sobre SKeeter:

Skeeter é beatmaker, DJ e referência na cultura Hip Hop há mais de 16 anos. Entre artistas principais e participações, já passaram por suas batidas:

Emicida, Coruja BC1, Rashid, Projota, Haikaiss, Mv Bill, Flora Matos, Djonga, Cris SNJ, Don L., Rapadura, Kamau, Menestrel, Livia Cruz, Tássia Reis, Edi, Rock, Rael, Luccas Carlos, Dada Yute, Síntese, Menor do Chapa, entre outros.

Como produtor se destacou na cena a partir de duas faixas que produziu em 2011 para o álbum “Emicidio” do rapper Emicida. Na mesma época, lançou um álbum em parceria com o rapper AXL, trabalho este que contou com várias participações especiais.

Em 2013, participou de um concurso de remix realizado pelo Marcelo D2, onde ficou entre os 3 melhores da categoria, escolhidos pelo próprio rapper carioca.

Reconhecido pela cena rap, já esteve no programa “Manos e Minas” três vezes, passou também pelo canal do Youtube “Rap Box” e, mais recentemente, foi entrevistado por Ronald Rios para a série “Histórias do Rap Nacional” da TV Gazeta.

Em 2017, o beatmaker lançou seu segundo álbum, “NDDN” foi realizado em parceria com o rapper Coruja BC1 e contou com grandes participações. A obra foi lançada pelo selo Laboratório Fantasma dos irmãos Emicida e Evandro Fióti.

Desde então, o beatmaker assinou a produção de grandes artistas do Rap Nacional, entre eles está a faixa “Não É Desenho” do rapper Rashid; “Gustavos”, faixa com participação de Djonga e que integra o álbum “Psicodelic” do Coruja, o beat da música “Fechamento” do álbum “Raizes” do Edi Rock, um dos integrantes dos Racionais MC’s, o single “Gangorra” e outras duas obras do álbum “Aquário”, do grupo Haikaiss e o single “Imprevisto” de Yago Próprio.

Além das produções, Skeeter ministra Workshops de Produção de beats. O beatmaker realizou atividades junto a Semana do Hip Hop de Bauru, oficina de produção musical pelo SESC (2020) e workshop de DJ na Fundação C.A.S.A.

Outra paixão do artista é compartilhar seu conhecimento e pesquisa musical através da discotecagem. Além de beatmaker, Skeeter é DJ e explora bem as vertentes que flertam com o Hip-Hop, da raíz até as últimas novidades. Quando não está produzindo, o artista se apresenta em casas de shows ou faz discotecagem para DÖ MC, entre outros rappers.

Atualmente, Skeeter irá lançar em setembro o álbum “A.R.T.E – Ato Revolucionário de Transgressão Educacional”, em colaboração com DÖ MC. A obra traz 14 faixas inéditas e o beatmaker assina a produção de todas as instrumentais.

Serviço:

DÖ MC e Skeeter lançam “Rap na Mala”

#Episódio1: 24/08, quarta-feira, às 14h, na Casa de Cultura Hip Hop Leste

Exibição no Facebook @cchiphopleste

#Episódio 2: 25/08, quinta-feira, às 19h30, na Casa de Cultura Chico Science

Exibição no Facebook @casadeculturachicoscience

#Episódio3: 26/08, sexta-feira, às 19h, na Casa de Cultura São Mateus

Exibição no Facebook @casadeculturasaomateus

#Episódio4: 30/08, terça-feira, às 14h, na Casa de Cultura Campo Limpo

Exibição no Facebook @ccampolimpo

#Episódio5: 30/08, terça-feira, às 18h, na Casa de Cultura Freguesia do Ó

Exibição no Facebook @ccsalvadorligabue