Djonga no Free Fire

Djonga explica situação do uso do sample de Tim Maia

“A resposta que montei com minha equipe e que não postaram integralmente em lugar nenhum!”…

“A resposta que montei com minha equipe e que não postaram integralmente em lugar nenhum!” publicou o rapper no instagram.

Djonga foi notificado oficialmente sobre o uso da música “Contacto Com o Mundo Racional”, de Tim Maia, em abril. Desde que tomou conhecimento da notificação, Djonga se mostrou disposto em abrir um diálogo com Carmelo Maia a respeito, tentando uma negociação.

Inclusive, ambos chegaram a concordar em um valor pelo uso da obra. Carmelo Maia, contudo, propôs uma divisão de fonograma que é abusiva e fora de qualquer padrão seguido pelo mercado, o que inviabilizou a formalização do acordo.

Para além da negociação do uso da obra, foram feitos ataques pessoais e ofensas ao trabalho de Djonga por parte do advogado de Carmelo Maia. Ainda assim, os termos pressupunham que os direitos fonográficos e autorais (ou seja, a obra inteira) de “Eterno” deveriam passar a ser de Carmelo Maia integralmente(100 %) dando a entender que Djonga e Coyote não trabalharam artisticamente e intelectualmente na obra “Eterno”.

Samplear faz parte da cultura hip hop e, quando a música foi feita, o artista estava em outro momento de sua carreira. Não à toa, no momento atual, Djonga se dispôs a conversar a respeito.

Confira a música “Eterno”:

Confira a música “Contacto Com o Mundo Racional”: