“DJ Hum e O Expresso do Groove” é o novo álbum solo do DJ pioneiro do hip-hop nacional

Após o lançamento em todas as plataformas digitais, DJ HUM, que comemora 30 anos de…

Após o lançamento em todas as plataformas digitais, DJ HUM, que comemora 30 anos de carreira, estreia seu primeiro álbum solo em CD e vinil 

Ícone dos toca-discos e pioneiro do hip-hop nacional, DJ Hum estreia, no formato físico, seu primeiro trabalho solo.

Totalmente produzido, mixado e masterizado pelo artista – que, inclusive, é responsável por tocar quase todos os instrumentos no processo de gravação – álbum reverencia clássicos dos anos 60, 70, 80 e 90, sem perder de vista os ritmos da atualidade.

Composto por 10 tracks, incluindo canções próprias e releituras de hits da música negra brasileira, projeto divide-se entre vozes e instrumentais, transitando por variados estilos. Entre eles, o jazz funk, soul, samba rock e r&b.

“Presto uma homenagem ao ritmo e a cultura de baile que tanto admiro e tanto me ensinou. Foi a minha escola musical, entende? No decorrer da minha carreira, lancei vários discos em parcerias, produzi remixes, trilhas sonoras e jingles que foram importantes para minha experiência e conhecimento, mas esse tem um lance especial. Ele representa o meu começo nos “bailinhos de garagem” e me faz rever o caminho que percorri para chegar até aqui”, comenta o DJ.

Seguindo esse conceito, “Vem Pro Baile’’ inicia o álbum. A faixa nasceu durante os intervalos das gravações, no final de 2014, quando Manuela, caçula do Dj, estava no estúdio e inspirou o registro de um momento mágico e divertido entre pai e filha. Isso fez com que a canção também ficasse conhecida como “O Som da Bebezinha”.

Na sequência, ‘’Ilha Bela’’ apresenta um tradicional sambalanço, estilo muito propagado por João Donato, Elza Soares, Miltinho, Silvio César e Jorge Ben.

“Aqui, a parada é “telecoteco”,”esquindô” e “ziriguidum”. Essas são as conhecidas onomatopeias que fizeram a alegria do público nas boates cariocas sessentistas”, comenta.

‘’Homenagem’’, lançada em 2010, traz o Tio Fresh na rima.

“Nesse som, faço um tributo aos “nego véio” que tinham nos bailes o seu ponto de encontro e diversão nas periferias de São Paulo”.  

Partindo para um som completamente autoral, “Plataforma’’ inspira-se em The JB’s, Average White Band, Blackbirds e vários outros grupos que mesclaram o jazz às batidas poderosas do funk.

Influenciado por Ed Lincon, “Sunset”, composta pelo próprio músico, “é ótima para detonar no samba rock”.

“It’s My Beat’’, clássico dos bailes blacks de São Paulo, foi produzida em 1998 e saiu na Coletânea Djs Attack.

“Foi um imenso sucesso. O que ninguém sabia é que foram produzidas 2 versões. Eu encontrei o tape original, depois de ouvir várias fitas DAT antigas, e agora compartilho com meu público a versão exclusiva”.

Marcada por bateria, piano elétrico, contrabaixo e rap, “Uma Paixão” – lançada pela primeira vez em 2012, por Kaion – ganhou remixagem exclusiva em “Dj Hum e O Expresso do Groove”. A música, com participação de Emicida, é incidental e traz consigo acordes e trechos de outra consagrada canção: “Samurai”, de Djavan.

‘’Viva A Batuqueira”, uma receita brasileira temperada com beat tropical, conta com a colaboração dos rappers que integram o Matéria Rima.

Com sample de Originais do Samba – conjunto responsável por revelar o humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o querido Mussum – “Estou Apaixonado” tem rimas, scratchs e demais arranjos do próprio Hum.

Para fechar, “Caminhando na Lua’’ é trilha sonora de um sonho do artista. A experiência foi tão vívida que ele resolveu sonorizá-la nessa track, feita para curtir e relaxar.

Com capa do grafiteiro “Siprus” e lançamento do selo Humbatuque Records, “Dj Hum e O Expresso do Groove” saiu nas plataformas digitais e agora, acompanhando o aquecimento do mercado de discos, sai em Compacto (7″), Vinil LP 12″, com capa dupla (gatefold), e CDs, vendidos em lojas de todo o Brasil.

Para as apresentações desse projeto ao vivo, Dj Hum excursiona acompanhado de banda formada por Gisa Silva (percussão), Thiago Santos (bateria), Dudu Tavares (guitarra), Reginaldo 16 (trompete e flugelhorn), Leo Dias (saxofone e flauta) André Sangiovanni (baixo elétrico) e Andrey Rodrigues (teclado e piano).

[youtube]