Crônica Mendes -

Crônica Mendes lança “Eleve-se”, Terceiro álbum lançado pelo rapper

O 3º Disco possui 11 faixas e contempla diferentes vertentes musicais.

“Pluralidade, isso é Brasil, isso é a periferia”. Assim o rapper Crônica Mendes, de 39 anos, define o seu terceiro disco, intitulado “Eleve-se”, que chega às plataformas digitais no dia 27 de novembro de 2020. Um ano atípico para o lançamento de um disco considerando a pandemia global, mas, segundo Crônica, é preciso se reinventar sempre.

Misturando vertentes e convidados, “Eleve-se” aborda temas como a corrida frenética ao topo das plataformas digitais, o jogo dos poderes políticos, as aventuras dos palcos, as experiências e o contato com vertentes musicais de outros estados brasileiros.

Dois singles já foram lançados: Mar Bravo, com o produtor e cantor Filho do Justo, e Em Construção (Nada há de ser pra sempre), com o amigo, músico e compositor Fernando Anitelli. A próxima aposta é a faixa Deixa o menino cantar, com guitarras, samplers e uma batida frenética, que narra lembranças da primeira vez no palco, o primeiro beijo e a última carta. A música foi produzida pelo Dj Daniel Lamar, produtor musical cearense.

Em todos os trabalhos anteriores, Crônica Mendes sempre flertou com diferentes vertentes musicais para além do rap. E neste disco revela suas referências à música nordestina, ao funk, blues, rock, indie e jazz.

Para compor o time de “Eleve-se”, Crônica contou com músicos e produtores de São Paulo, Distrito Federal e Ceará. Além de fernando Anitelli e Filho do Justo, participaram do álbum o baixista Glécio Nascimento, o cantor Angel Duarte, Rafah Donato. Quem assina as produções é o renomado Dj Raffa Santoro (DF), Dj Daniel Lamar (CE), Murilo Muraah (SP), Bruno Okuyama (SP), Diego Silva (SP), Filho do Justo (DF) e o próprio Crônica Mendes (SP).

“Escrever para este disco foi um processo de externar toda uma busca por minha identidade musical, o meu jeito de expressar dentro do rap que faço pra mim e para as pessoas que me acompanham”, diz Crônica Mendes.

Este novo trabalho também traz todo um encarte conceitual, com uma capa que acentua o título do álbum, e toda uma filosofia elaborada e executada pelo artista MAN, (Filosofia de Rua) da MAN Produções, junto com Crônica Mendes.

[Ouça “Eleve-se”]

Saiba mais sobre o rapper Crônica Mendes:

Nascido no interior paulista, Hortolândia (SP), reside em Taboão da Serra há nove anos. As parcerias musicais vão de Edi Rock (Racionais MCs), O Teatro Mágico, MV Bill, Rashid, Atitude Feminina, Wilson Simoninha, Silvério Pessoa, Lurdes da Luz, Jarbas Mariz, entre outros nomes da música brasileira. Seus shows são dotados de performances, energia e musicalidade num estilo próprio de fazer rap.

Crônica Mendes iniciou a sua carreira profissional no anos de 2000, com o rapper brasiliense GOG, renomado nacionalmente. Desde então vem se formando como um artista plural. Após cinco anos com GOG, lançou o grupo “A Família” que se destacou com as músicas Castelo de Madeira e Brinquedo Assassino, ganhando repercussão nacional. Em 2013 se lançou em carreira solo.

Além dos palcos, Crônica Mendes é produtor cultural e é o idealizador e apresentador da Batalha das Fábricas, projeto que acontece há seis anos na Fábrica de Cultura do Jardim São Luiz, toda última quinta-feira do mês.

O rapper já foi reconhecido pelo seu trabalho com alguns prêmios: Prêmio Cooperifa; Prêmio Ibotirama (realizado pela gravadora do mesmo nome); Aviva Hip Hop, de Brasília (DF), que reconheceu o seu trabalho social com o rap; prêmio Quinto Elemento (realizado pela revista de Hip Hop de mesmo nome).