Desfile 2023 da Vai-Vai. Foto- Arthur Giglioli/SRzd

Como a Vai-Vai vai usar o Rap dos Racionais MC’s para exaltar a arte urbana no carnaval de 2024

A Escola de Samba Vai-Vai vai homenagear a cultura Hip Hop no carnaval de 2024,…

A Escola de Samba Vai-Vai vai homenagear a cultura Hip Hop no carnaval de 2024, inspirada na música ‘Capítulo 4, Versículo 3’ do grupo Racionais MC’s. Com o título ‘Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano’. vai celebrar os 50 anos dessa arte urbana no Brasil, mostrando suas vertentes – DJ, MC, Break e Grafitti.

A proposta é valorizar as manifestações culturais das periferias, que foram marginalizadas e silenciadas pela elite. Usando a linguagem popular do Rap, o enredo vai reivindicar o reconhecimento e a ocupação dessas expressões artísticas e culturais, dialogando com temas como igualdade racial, intolerância religiosa e diversidade.

“A proposta é trazer para o centro do palco da cidade as manifestações culturais que sempre ficaram à margem, escondidas nas periferias. Utilizando a linguagem popular dos MCs e DJs, por meio do Rap, o enredo reivindica a ocupação de espaços, assim como o reconhecimento pleno das expressões artísticas e culturais consideradas periféricas. Desta forma, é evidente, urgente e intrínseco o diálogo com temas necessários a uma sociedade plural e humanizada como a igualdade racial, o combate à
intolerância religiosa e a diversidade em todas as suas formas.
O desfile será um convite à insurgência contra a normatização elitista – em favor das mães solteiras, dos desvalidos, dos marginalizados, dos mendigos, das meretrizes, dos presidiários e de todos aqueles que Exu guarda na sua capa caótica e desordenada, mas com a certeza de que a verdade tarda… Mas não falha! “

 

Foto: Desfile 2023 da Vai-Vai. Foto- Arthur Giglioli/SRzd