Créditos: frame do clipe dirigido por Henrique José

Com poesia e tecnologia, Luccas Carlos lança clipe da faixa “Djavan”

Gravado em estúdio de produção virtual em São Paulo, audiovisual abusa da versatilidade por meio…

Gravado em estúdio de produção virtual em São Paulo, audiovisual abusa da versatilidade por meio da inovação para falar de forma romântica sobre o término de um relacionamento

Luccas Carlos apresenta o clipe da faixa “DJAVAN”. O audiovisual da canção – que tem participação especial de Maui e foi lançada em seu álbum “Dois”, pelo slap, selo da Som Livre – se passa no Rio de Janeiro e traz os artistas cantando sobre o amor – assista aqui. Mas o que poderia ser um pano de fundo comum para se falar sobre os temas do coração, chega com uma curiosidade: o filme na verdade foi gravado em São Paulo, em um estúdio especializado em produção virtual.

Com o apoio da On Projeções (@onprojecoes) e do Estúdio Barnett (@barnettlocadoraeestudios), a produtora responsável por fazer a magia acontecer foi a Crab Creative (@crabcreative.co), indicada na última edição do Grammy Latino. Os cenários foram recriados com fidelidade e qualidade a partir de um telão de led – com 7 metros de largura e 4 de altura – em alta resolução, tornando possível simular e ambientar todos os takes do clipe, que se passam ora numa paisagem de praia, ora dentro de um carro percorrendo as ruas da cidade, ou ainda interagindo com as atrizes que interpretam os respectivos interesses românticos de Luccas Carlos e Maui. E é assim, unindo a poesia da música – que traz em seu título referência a um dos maiores nomes da MPB – com tecnologia de última geração, que Luccas Carlos disponibiliza o videoclipe em seu canal oficial no YouTube.

Foi uma experiência muito divertida. Eu sou muito ligado em tecnologia e inovação, gosto dessas coisas e já tinha visto alguns exemplos, então poder trazer isso pro meu trabalho de alguma forma foi maravilhoso. Fiquei muito feliz quando chegamos na ideia de fazer o clipe dessa forma, com a oportunidade de estar em vários cenários sem sair do lugar”, conta o artista.

Com cartela de cores variada e diversa na composição visual, a produção faz referência ainda à capa do álbum “Djavan”, que contém “Oceano”, uma das canções mais famosas do repertório do artista.

Quisemos trazer um pouco do Djavan como uma homenagem, e no começo do clipe a gente lembra bem ele. Mas além disso, a proposta era fazer uma coisa diferente e conseguimos chegar no resultado que a gente queria, com o estilo, elementos, coisas e roupas que a gente gosta”, completa Luccas Carlos.

A proposta por meio do audiovisual é contar a história do término amoroso de um casal. Mas, sendo este um rompimento saudoso, de quem sabe que os momentos vividos foram muito bons, é mais sobre o começo de um fim e o reconhecimento da hora certa de deixar o coração livre para novas experiências. Neste contexto, o conceito estético acaba por se relacionar com a faixa por meio da ideia de ser este um momento de partida, mas seguido por um novo navegar.

Além da canção original que embala o clipe, uma nova versão da faixa “DJAVAN” também pode ser conferida pelos fãs. Fruto do projeto Deezer Sessions Verão 2024, a canção ganhou uma releitura exclusiva ao vivo, gravada de forma intimista durante a temporada de verão da Casa Deezer, que este ano aconteceu em um casarão colonial no bairro da Glória, no Rio de Janeiro. A faixa “DJAVAN (Gravado na Casa Deezer, RJ)” já está disponível com exclusividade de três meses na plataforma de áudio.

Saiba mais sobre Luccas Carlos:

Cantor e compositor de hits, Luccas Carlos é conhecido por seus refrãos históricos e inesquecíveis. Nascido no Rio de Janeiro, foi por influência dos pais que cresceu ouvindo samba e se conectou com a música. Entre 2016 e 2018 se deu uma das primeiras e mais notórias passagens de sua carreira, quando integrou o grupo Pirâmide Perdida. Ganhando grande destaque na cena nacional, o artista ficou conhecido pelo sucesso nas faixas “Bilhete 2.0” (com Rashid), “O Que Quiser Fazer” (feat. BK’) e “Neblina”, além de acumular parcerias com outros grandes nomes de diferentes gêneros musicais – como Criolo, Matuê, Xamã, Di Ferrero, Vitão, Thiaguinho, Orochi, Nave, Leo Gandelman e Ferrugem, entre outros. Também se firmou como um talentoso compositor, tendo letras nas vozes de cantoras como IZA e Luísa Sonza.

O trabalho de Luccas Carlos se destaca pela versatilidade, com um amplo repertório que passeia por diversas sonoridades – como rap, trap, funk e até o pagode -, mas sem esconder sua afinidade junto ao R&B. Tendo já participado de festivais como Primavera Sound Brasil, Lollapalooza Brasil e REP Festival, além do Réveillon de Copacabana – ocasião na qual se apresentou ao lado da cantora IZA para um público de mais de um milhão de pessoas -, Luccas Carlos é considerado um dos artistas mais influentes da sua geração, o que se reflete também nas plataformas digitais: atualmente são mais de 2,9 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 173 milhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube.

Com mixtapes, EP’s e álbuns no currículo, seus últimos trabalhos foram os discos “jovemCARLOS” (2022 e “Dois” (2023), ambos lançados pelo selo slap, da Som Livre, do qual o artista faz parte desde 2021.