
Ana Preta lança “Homenagem”, um tributo às pioneiras do Hip-Hop brasileiro
Faixa reconhece e celebra as mulheres que abriram caminho na cultura e conta com a…
Faixa reconhece e celebra as mulheres que abriram caminho na cultura e conta com a produção de Felipe Mayfield
A rapper Ana Preta apresenta seu novo single “Homenagem”, uma canção que reverencia as mulheres que pavimentaram a história do Hip-Hop brasileiro. A faixa, composta e interpretada por Ana, tem produção de Felipe Mayfield, e mixagem e masterização de DJ MaxNosBeatz, e chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 05. como um manifesto de gratidão, ancestralidade e resistência. Ouça nas plataformas digitais.
“Essa canção é um profundo agradecimento e homenagem às mulheres pioneiras do Hip Hop brasileiro em vida. Nesta música eu quis celebrar aquelas que pavimentaram o caminho, permitindo que as novas gerações floresçam e continuem essa jornada musical”, explica a artista.
Em versos que resgatam a memória coletiva da cultura, Ana Preta reafirma a importância das mulheres que construíram o Hip-Hop no Brasil em tempos de invisibilidade e resistência. Com flow firme e letras de celebração, ela reforça que sem as raízes plantadas por essas pioneiras, o presente não teria frutos para colher:
“Se vocês não tivessem feito o corre, não teria hoje corre pra gente correr.
Se não regar a planta, morre. Sem raiz não tem fruto pra colher.”
“Homenagem” é mais do que uma canção, é um gesto simbólico de reconhecimento a artistas e ativistas que abriram portas para novas vozes femininas na música. A faixa une poesia, consciência e ritmo, em uma narrativa que valoriza as conquistas das mulheres pretas e periféricas que transformaram o Hip-Hop brasileiro em potência cultural.
Sobre Ana Preta
Ana Preta é rapper, artista-educadora e produtora executiva nascida na zona leste de São Paulo. Cria da cultura Hip-Hop, iniciou sua trajetória rimando em 2006 e lançou sua primeira música em 2010. Já foi integrante do grupo As Minas, assistente de palco no programa Manos e Minas e atualmente é CEO da Apenas Produções. Com um flow potente e letras afiadas, Ana se destaca também pela atuação em projetos que fortalecem a presença de mulheres pretas na música. Lançou seu disco de estreia Ana Preta Não Brinca em 2022 e, desde então, segue ativa com novos singles, foi jurada no Canta Comigo (Record TV), fez palestras no WME e promove iniciativas de formação cultural, como o projeto Território Hip Hop.