“Traumas & Ambições” é o primeiro EP do rapper Urb4no, mostrando o contraste entre a dura vida periférica e os sonhos que movem a juventude negra brasileira

Álbum de rap apresenta o “reflexo do jovem periférico moderno”

“Traumas & Ambições” é o primeiro EP do paraense Urb4no, mostrando o contraste entre a dura vida periférica.

Quem nasce e cresce na periferia não sai ileso de dores e traumas que a vida se encarrega de produzir e que afetam a autoestima da população negra e pobre. Para Urb4no, esses traumas foram o abandono paterno, a violência que levou cedo demais seus amigos de infância e o vício que, por um tempo, desviou seu foco de um futuro promissor. Contando esses episódios da sua história, o rapper paraense coloca pra fora tudo o que precisa pra seguir em frente, movido pela necessidade de vencer os desafios. Assim foi criado o primeiro álbum do artista, “Traumas & Ambições”, que será lançado na próxima sexta, 07 de maio, no Youtube e em todas as plataformas de streaming.

O EP de 5 faixas traz uma “dualidade do crescimento”, como o próprio Urb4no define, que já vem escancarada pelo nome do trabalho e inspirada na trajetória de vida do artista na Terra Firme, bairro onde nasceu e reside até hoje. Inspiradas nas batidas de boombap, subgênero do rap criado nos anos 80, as músicas trazem discurso sobre libertação, ascensão social e esperança, remetendo a outros momentos do rap nacional, nos trabalhos de Don L, Luiz Lins e Filipi Ret. Um outro ponto que se destaca na música é o flow, que é a forma que a métrica dos versos se encaixa nas batidas da música. O flow de Urb4no é mais acelerado, nervoso e agressivo, e ganha referências modernas com as batidas criadas por Erick Di, produtor e beatmaker paraense que é considerado um prodígio na música do estado.

Com as letras, o artista pretende chegar a outros jovens, revelando “tudo que passei, tudo que sangrei e o quanto entendo que isso foi necessário para hoje eu ser o Urb4no. Apesar de tudo que já sofri, hoje tenho ambições e estou disposto a correr atrás, independente do sacrifício. A vida já bateu demais e sei que sou capaz de suportar mais um pouco por essa causa maior, uma causa de salvar vidas com a música, fazer um som direcionado para jovens que vivenciaram uma vida semelhante”, confessa o artista, afirmando sua missão com o rap:

“quero expressar mundo afora tudo que já passei e mostrar que, independente de qualquer coisa, somos capazes de se levantar e gritar”.

“Tudo que escrevo é o que se passa aqui dentro, não só na mente, como no coração e na minha alma”, explica Urb4no. Esse é o ponto que faz do EP um canal de comunicação direto com quem já passou por experiências parecidas. O objetivo é mostrar que há caminho de vitória, ainda que o processo de colocar no mundo histórias tão pessoais seja doloroso.

“É o meio de externar meus sentimentos. A arte em si, na minha opinião, se baseia em sentimentos, sendo eles negativos ou positivos. Com esse lançamento, agora sim me sinto pronto para ir atrás de tudo que almejo, tendo em vista que tirei um peso que carrego comigo há mais de duas décadas. Traumas, medos, dores e tristezas que engoli e que não transpareci. Agora estou disposto a transparecer para que eu vá atrás de minhas ambições. Quanto maior a ambição, maior é o sacrifício Nessa vida já sacrifiquei demais, chegou a hora de encontrar a recompensa. Não material em si, mas uma recompensa pessoal”, declara.

O EP “Traumas & Ambições” será lançado no Youtube no dia 7 de maio às 20h, e em todas as plataformas de música a partir de 00h do dia 8. A audição é gratuita. Para acompanhar o trabalho de Urb4no, basta seguir sua página @urb4no_ no Instagram.