Rapper AFRO-X Surpreende com o remix de “EX157”

Afro-X, um dos maiores nomes da história do rap nacional, lançou o remix da música “EX…

Afro-X, um dos maiores nomes da história do rap nacional, lançou o remix da música “EX 157”

Baseado em fatos reais a faixa é uma releitura de um dos clássicos do rapper paulista. A primeira versão foi lançada em 2011 e naquela época o sucesso alcançou somente no YouTube quase 700 mil visualizações. Em grande estilo, “em cima” de um boom bap com elementos orgânicos e timbres harmoniosos, a música remete aos bons tempos do rap dos anos 90′ e também da nome ao seu livro lançado em 2009 (Ex 157 – A Historia Que A Midia Desconhece) e que em breve será relançado com novos capítulos.

A temática do som é provocar uma discussão sobre a influência e os motivos que levam o jovem para a vida do crime e suas consequências diante das mazelas do sistema. A música chega em um momento certo, onde a dificuldade se espalha sobre território nacional de forma contagiante, e em momentos de desespero surge atitudes precipitadas, que em muitas vezes arruína a vida do indivíduo. Então, Afro-X tenta mais uma vez, conversar com seu público, dizendo que sempre há uma saída além da vida do crime.

A produção musical de Jonas Lemes, produtor que tem a essência do jazz/blues/rap em suas produções. Os arranjos de trompete são feitos por Guizado, e Srta. Paola tem participação nos backing vocals que dispensam elogios e chamaram muita atenção no lançamento da música.

Confira “EX 157”:

Mais sobre Afro-X:

Afro-X tem nome de batismo de Cristian de Souza Augusto, nasceu em São Bernardo do Campo, grande São Paulo e foi criado no bairro periférico do Jardim Calux. Sua vida se assemelha ao retrato de vários jovens negros espalhados pelas comunidades de todo Brasil sem perspectivas, mas através da cultura Hip Hop encontrou a ferramenta para o protagonismo, resgate da autoestima ampliando seus horizontes com sua arte.

Hoje conhecido nacionalmente, além de rapper, é escritor, educador social e um dos fundadores emblemático grupo de RAP 509-E, número da cela no Carandiru (maior presidio da América Latina). Apadrinhado por Mano Brown, Racionais MC’s e músicos renomados em pouco tempo o grupo se tornou um dos ícones do rap nacional, atingindo a mídia, apresentando um trabalho coeso, conquistando a confiança das autoridades, mostrando para a sociedade que o ser humano é capaz de regenerar-se mesmo diante do sistema prisional caótico.

Em consequência do mérito o disco “Provérbios 13” ecoou e grupo ganhou várias premiações como: “Revelação” do prêmio HUTUZ no ano de 2000 com cobertura do programa “FANTÁSTICO”, além disso, concorreram ao VMB BRASIL MTV com o clipe da música “Só os Fortes ” e outras condecorações, através do trabalho a carreira se consolidada e a mensagem do grupo foi aclamada pela crítica e público. Em 2002 foi lançamento do segundo álbum da banda o “MMII D. C.” e em 2003 realizou o show de lançamento beneficente no Anhembi arrecadando 6 toneladas de alimentos. No final desse ano decidiram se dedicar as carreiras solos, Afro-X ganhou um papel como ator na série “Turma do Gueto” pela Rede Record, já no ano seguinte co-dirigiu o documentário “O Regenerado”, sendo a trilha sonora composta 24 músicas autorais lançado em New York (EUA). Em 2005 realizou a fusão do rap com a música erudita/clássica com a orquestra do “Projeto Guri” com exibição no programa do “Serginho Groisman” na Rede Globo.

A questão social sempre foi foco de atuação para o rapper que se consolidou com o convite de padrinho da ONG SUPER AÇÃO, com isso desenvolveu em sua cidade natal o projeto sociocultural e educacional MOVIMENTE, atendendo mensalmente 600 jovens que resultaram em 3 Coletâneas com 72 grupos gravados com crianças e adolescentes, jovens carentes em situação de risco e vulnerabilidade. O primeiro álbum solo de Afro-X intitulado “Das Ruas Pro Mundo” de produção independente saiu em 2009, no mesmo ano em lançou o livro “Ex-157 – A história que a mídia desconhece”, que conta com prefácio dos jornalistas Caco Barcellos e Gilberto Dimenstein. A biografia retrata o revés do cárcere, o crime e suas consequências, os indicativos que leva a criminalidade, a ponta as possíveis saídas para o caos e promove a reflexão aos jovens que o caminho do crime não compensa.

Nessa caminhada musical apresentou-se em grandes festivais, casas de shows e realizou palestras musicais por todo Brasil. A vida da dupla também foi tema central do documentário “Entre a Luz e a Sombra” e ganhou vários prêmios internacionais de “Direitos Humanos”. Toda experiência adquirida nesses anos de carreira foi compartilhada no trabalho “Um Brinde a Vida”, lançado em 2017 parceria com Matilha Cultural, em versões vinil, CD digipack e nas plataformas digitais promovendo o encontro de gerações no rap nacional e música de todos segmentos. 20 anos depois, em 2019, o legado do 509-E se perpetua e em celebração Afro-X e Dexter retomaram as atividades presenteando os fãs na turnê histórica “Vivos” e como recompensa surgiu um convite para se apresentar no Festival Internacional Lollapalooza, Cerrado MIX Festival e Virada Cultural SP.

A arte segue transformando vidas. Em 2020 teremos muitos lançamentos, tais como o livro EX-157,albúm, videoclipes, documentário e DVD, AFRO-X #20anos com convidados especiais.