Com 20 anos de carreira, Afro-X lança álbum solo de love songs

Afro-X explora as diferente vertentes do amor em álbum solo “Motivos”

Celebrando seus 20 anos de carreira, o rapper aborda o amor por meio da mistura…

Celebrando seus 20 anos de carreira, o rapper aborda o amor por meio da mistura de diferentes sonoridades da black music em lovesongs

Afro-X lança hoje, 12 de junho, no Dia dos Namorados, o álbum “Motivos”, em uma proposta diferente do que o rapper tem feito durante toda a sua consolidada carreira.

Com o início do processo de composição no último ano, o artista se inspirou em diferentes sentimentos de suas vivências e produziu, durante seis meses, o que considera um divisor de águas em sua carreira. “Falar de amor sempre está na moda, e o rap também de certa forma, ironicamente ou não, fala de amor através de um conselho para um parceiro superar as dificuldades do dia a dia. É muito legal você estar apaixonado a essa altura do campeonato. É muito louco ter essa rica oportunidade de amar”, comenta o artista, que teve como uma de suas grandes inspirações sua esposa Roberta, com quem construiu uma relação que já completa três anos.

Para além do amor romântico retratado nas ‘love songs’, Afro-X também aborda o amor à vida, como na faixa “Gratidão”: “Consegui superar aquele inferno [Carandiru] que é a ineficiência do Estado, e 20 anos depois a gente vê que o sistema só está piorando as pessoas, porque quem está lá dentro sai pior”, analisa o rapper, em homenagem ainda a seus companheiros do 509-E e à transformação musical que conseguiram instaurar dentro do extinto presídio.

Para tratar de temas tão profundos e universais, Afro-X explorou outros gêneros para as canções inéditas, apostando nas sonoridades da black music. “Fui um dos primeiros rappers a fazer essa fusão com a música clássica. Neste trabalho quis aliviar não só os discursos, mas também as músicas, trazendo leveza. É um projeto de love songs que tem toda essa possibilidade de dialogar com diversos públicos porque a batida vai continuar sendo a pesada do rap, mas traz uma viagem por outros gêneros, como o soulfunk, R&B, jazzreggaesamba, com a visão de fazer as pessoas dançarem também”, completa.

“Eu precisava fazer um álbum desses, totalmente autoral, onde escrevi todas as letras. É só um spoiler de muitas coisas boas que estão por vir!”. A faixa, que leva o nome do disco, chega com videoclipe inédito, que traz participação de Roberta, sua esposa há três anos. “Fui pega de surpresa ao saber que ele gostaria que eu participasse, é uma história nossa que conta um pouco sobre o nosso amor. Não sou uma pessoa tímida, mas também não vivo uma vida de figura pública como ele, então, tentei interpretar do meu jeito, mostrar um pouco do nosso carinho e, claro, amei contracenar com ele, meu marido, meu companheiro, parceiro. Sou fã, admiro muito o trabalho e a pessoa que ele é”, completa.

Assista ao videoclipe: https://youtu.be/pFuH9bcUGN4

Ouça “Motivos” nas plataformas digitais:
https://open.spotify.com/intl-pt/album/3AoYraPFJpBMxfhabItb6m