Matuê -

Saiba quais são as 5 músicas do Matuê que estão bombando no Spotify

O rapper Matuê lançou recentemente o álbum “A máquina do Tempo” e nós do JDR…

O rapper Matuê lançou recentemente o álbum “A máquina do Tempo” e nós do JDR listamos as 5 músicas que estão em alta na plataforma de música Spotify.

O primeiro álbum de Matuê, todo autoproduzido, pode ser digerido de duas formas, ele mesmo explica. Pode ser fracionado, música a música, adicionado às favoritas em playlists e curtir individualmente cada canção, ou ouvindo o álbum na totalidade, do começo ao fim, e embarcar em uma jornada que envolve um mundo digno das melhores ficções científicas de Hollywood e psicotrópicos.

O lançamento do álbum foi marcado por ações de divulgação misteriosas, como uma arte gigantesca pintada em um prédio na Rua da Consolação, na região central de São Paulo, e também artes em stencils pintados pelas ruas.

Top 5 músicas do Matuê no Spotify:

5 – “Antes”:

Na faixa ele embarca em uma trip mais vagarosa e nostálgica com “Antes”, canção com refrão que vai grudar na cabeça. Aliás, sinta a transição entre “Antes” e “Gorilla Roxo” e tente não se arrepiar com essa transformação de andamento e beat.

“São pequenas texturas do som que ajudam a criar uma atmosfera”, diz Matuê, orgulhoso.

4 – “Cogulândia”:

A experiência com alucinógenos com toda a equipe de turnê em janeiro de 2020, ajudou a criar a ideia de “Cogulândia”, música de abertura do álbum. Confira abaixo:

3 – “É Sal”:

A música mais sombria, um reggae com levada de trap, “É Sal”, que retrata a violência, da vivência em Fortaleza. Penúltima faixa do álbum!

2 – “777-666”:

A segunda do ranking é “777-666”, O lado A, mais feliz, fica para trás e tem início a segunda metade do disco, mais densa. Isso, é claro, foi proposital também. Pela primeira vez em músicas, Matuê fala sobre a dualidade sentida durante o processo de criação. “Tem dias que a criticidade chega a um nível absurdo. Sinto como se o meu trabalho não prestasse. No dia em que fiz a música, estava com esse sentimento. Geralmente, quando estou assim, não gravo música, procuro resolver essa energia que está assim, mas dessa vez pensei em fazer algo diferente”.

1 – “Máquina do Tempo”

A música top do ranking é “Máquina do Tempo”, a faixa que dá nome ao álbum e também é a última das sete músicas da tracklist, foi criada em um encontro com o também rapper Menestrel. Falavam de experienciar um bloqueio criativo de “encontrar a própria essência. Matuê, então, sugeriu: “Escolhe um beat, liga o microfone e fala o que você sentir”. Para exemplificar, o trapper fez isso: ligou o microfone, soltou um beat com um sample de Charlie Brown Jr. (de “Como Tudo Deve Ser”) e começou a colocar ideias para fora. “Falei um monte de besteira nesse som”, ele se diverte.

“Eu vou fazer uma máquina do tempo”, canta Matuê na última música do álbum. E ele, na videochamada, admite: “Não sei de onde eu tirei isso. Veio do momento de criação. Em vez de reproduzir aquela energia, eu criei uma música nova. Foi um processo fod*, que chegou ao fim depois de um ano e meio”.

OBS: Lista feita com base no charts do Spotify, a partir do lançamento do álbum ao dia 22/09/2020.

[Saiba mais sobre o álbum “Máquina do Tempo”]