Hoje faz um ano que perdemos o Dj Celsão

Exatamente há um ano, 04/10/15, Brasília e o Rap se despedia de um dos principais…

Exatamente há um ano, 04/10/15, Brasília e o Rap se despedia de um dos principais nomes da cena: Celso Gomes, o DJ Celsão.

Nascido em Nilópolis, no Rio de Janeiro, Celsão chegou a Brasília na década de 1980. Na cidade, cravou seu nome na noite ao trazer para a capital o baile charme e se tornar um fenômeno das pistas. Com o programa de rádio Mix Mania, marcou uma geração. Conhecido por sua generosidade, o DJ estendeu a mão a muitos artistas que estavam começando a discotecar e se inserir no hip hop.
Para o rap, Dj Celsão significou uma abertura sem precedentes. “Conheci o Celso em 1987, ele foi o primeiro DJ que tocou uma música minha em uma rádio comercial. Não somente eu, mas todo rap nacional deve reverência a ele”, elogia Marcos Vinicios Morais, o rapper Japão. (Japão ao jornal Metrópoles)

Quem de Brasília nos anos 90 que nunca curtiu os programas do Celsão, sempre abrindo espaço para os rappers novos e apresentando o charme e o R&B a todos?

Foto do insta da Dj Donna, apadrinhada do Celsão.

Foto do insta da Dj Donna, apadrinhada do Celsão.

Em uma entrevista ao Favela Potente, Celsão falou um pouco sobre sua história:

Eu já era DJ, vim garoto do Rio de Janeiro para tentar a vida no rádio. De cara já comecei a sentir falta de eventos que eram comuns por lá. Falei “poxa, não tem baile nessa cidade? Preciso dar um jeito”. Foi quando uma pessoa que sabia que eu mexia com som,  que é meu amigo até hoje , o Toninho Pop, me convidou para abrir uma festa na Torre de TV. Como esse evento só tinha gente de alto nível, ninguém queria abrir o show.  Dai pensei: vou mostrar trabalho. Levei duas caixas de vinil e comecei a tocar. Lá pelas tantas o Toninho falou: “Celsão, é você mesmo que está fazendo esse som? Não sabia que você tocava, eu nunca vi nada tão bom, que fita cara!”. Eu falei: “sou eu que estou tocando”. Aí ele disse: “porque não me contou antes”. Ninguém perguntou. “Temos que botar você tocando no ar”. Foi a partir daí que que surgiu o Mix Mania. Quando estreamos na Rádio 105 FM, o programa Mix Mania tinha meia hora de duração. Depois passei a gravar dois programas e o negócio foi fluindo, começou a aparecer um evento atrás do outro. Passado um período, fui convidado para trabalhar na Rádio Globo FM como locutor e ter um programa.  Sempre tive facilidade de conseguir músicas novas, tudo que havia de novidade na Black music no mundo e no Brasil eu tocava na rádio e nos bailes. Isso deu uma mexida na cidade. Foi o diferencial. Além da qualidade das músicas e a forma como eu montava o repertório.  Deu certo e fui me tornando uma referência, conhecido por toda Brasília.

Dj Celsão é daqueles personagens que marcaram épocas, suas voz, seu humor, sua humildades fez memorial no movimento Hip-Hop de Brasília, portanto, o mínimo que podemos fazer é não deixar que sua memória seja esquecida.

Para matar a saudade vou deixar dois vídeos, o primeiro é um trecho dele no lendário programa Mix Mania, para que possamos relembrar essa voz eterna:

A segunda é o Dj Celsão mandando um set na festa Da Bomb, pega essa vibe!

Por último um trecho do baile feita em homenagem ao Dj Celsão:

Ao eterno Dj Celsão, nossa homenagem!