“I Got 5 On It” você sabe como surgiu uma das música mais sampleadas da história do Rap?

Acho que os amigos, Yukmouth e Numskull, ao se juntarem para formar o The Luniz e em 1995 escrever sobre…

Acho que os amigos, Yukmouth e Numskull, ao se juntarem para formar o The Luniz e em 1995 escrever sobre “ter metade de uma porção de maconha”, não imaginavam que criavam um dos maiores clássicos de todos os tempos do Rap. Sim, aquele refrão que você grita “I Got Five On It (Eu tenho 5)” é uma referência ao valor da metade de uma porção de maconha.

Luniz era outro desses grupos na Costa Oeste cujo futuro parecia estar entre as estrelas e apesar de não terem continuado com uma carreira estrondosa eles se eternizaram nessa música e nos incontáveis samples, remix e versões que surgiram e continuam surgindo dessa música que foi parar no famoso game GTA V.

Mas, você sabe os samples que foram usados para fazer esse beat inesquecível? Vamos lá! Além de contar com os vocais de Michael Marshall, I Got 5 On It foi formada pelas seguintes músicas:

1- Em primeiro a parte mais marcante da batida! Ela nasceu de um sample de  Why You Treat Me So Bad do Club Nouveau. Dá um confere:

2 – O sample que completa a base de cima e faz com que esse  beat de I Got 5 on it seja tão marcante é da música Thinking About You do Timex Social Club. Dá o play e confere:

As duas músicas acima formam a parte mais marcante desse beat, mas há outras referências não tão perceptíveis que vieram de grandes clássicos da black music. Por exemplo:

3 – Um pequeno trecho da música Jungle Boogie do Kool And The Gang é usado em algumas transições em I Got 5 on it, é quase imperceptível, mas está lá. Se quiser conferir, vá aos 0:22 segundos do clipe de I Got 5 on It.

4 – Já, Audio two de Top Billin foi usada para fazer a bateria do beatzão de I Got 5 on it, essa é difícil de perceber mesmo, dá um play ai:

Esses sample’s mais a produção de Tone Capone formaram I Got 5 On it, então vamos ver agora algumas músicas que usaram I Got 5 on it como princípio. Colocarei apenas algumas, pois essa música é uma das mais sampleadas da história. Vou revesando entre um internacional e um nacional.

1 – Então comecemos com Puff Daddy“Satisfy You” (Feat. R. Kelly):

2 – Um clássico do Rap Nacional, Sistema Negro em “Verão na VR“.

3J. Holiday com Ja Rule & Trina no R&B,  Bed Remix:

4 – Um clássico do gangsta rap nacional “Por um pouco de Lei” do Cirurgia Moral também veio do mesmo sample:

5 – Busta Rhymes também entrou na onda na faixa Hello:

6Face da Morte também mandou no beat na clássica “Quadrilha da Morte“:

7 – MF Doom dá uma modificada, mas ainda é a velha essência de I got 5 It on em “Get Er Done“:

Vou deixar só essas, pois o número de músicas que samplearam I Got 5 on it ocupam 4 páginas no Who Sample, acesse e veja outras músicas, e isso por que nem todas estão lá, por exemplo, para finalizar deixo abaixo um clássico do Rap Brasília, Realidade Atual em “Pedindo Perdão“:

E você lembra de mais alguma, comenta aí!

Bônus, o remix feito pelo próprio Luniz é o melhor de todos: