Foto Divulgação

Eminem Aciona Justiça Contra Marca Australiana ‘Swim Shady’ por Semelhança com ‘Slim Shady’

O rapper americano Eminem, cujo nome de batismo é Marshall B. Mathers III, iniciou uma…

O rapper americano Eminem, cujo nome de batismo é Marshall B. Mathers III, iniciou uma disputa legal nos Estados Unidos contra uma empresa australiana de artigos de praia chamada Swim Shady. A alegação central do artista é que o nome da marca é demasiadamente parecido com seu pseudônimo artístico, Slim Shady, mundialmente conhecido.

Alegação de ‘Falsa Associação’

Em setembro, a equipe de Eminem protocolou uma petição no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos para solicitar o cancelamento do registro concedido à companhia australiana. Segundo informações divulgadas pela BBC, a empresa tem até a próxima semana para responder ao pedido legal.

Os advogados do rapper argumentam que a marca sediada em Sydney estaria criando uma “falsa associação” com Eminem. O pseudônimo Slim Shady ganhou projeção global em 2000 com o lançamento do hit “The Real Slim Shady”, faixa vencedora do Grammy de melhor performance solo de rap.

Registro e Ações Judiciais

De acordo com documentos judiciais, Eminem registrou o nome Slim Shady em 1999, ano de lançamento do álbum homônimo. Os representantes do artista afirmam que o termo se tornou “distintivo e famoso”, sendo associado exclusivamente à carreira musical de Marshall Mathers III.

Por sua vez, o órgão regulador de negócios da Austrália indica que o nome Swim Shady foi registrado em setembro de 2023 — inicialmente como Slim Shade — e a empresa comercializa produtos como guarda-sóis portáteis, bolsas de praia e acessórios diversos.

A companhia obteve o registro da marca nos EUA mais cedo neste ano, motivando a equipe de Eminem a protocolar o pedido de cancelamento do trademark logo em seguida. A empresa é representada legalmente pela firma especializada em propriedade intelectual Meyer West IP.