F1 - Foto Divulgação

Como a Estrela do Afrobeats Burna Boy Leva o Cinema Pan-Africano ao Próximo Nível ao Apoiar o Thriller de Vingança ‘3 Cold Dishes’

Um thriller de alto risco com produção executiva da estrela do Afrobeats Burna Boy, intitulado…

Um thriller de alto risco com produção executiva da estrela do Afrobeats Burna Boy, intitulado “3 Cold Dishes” — que narra a história de três mulheres africanas que executam uma fria vingança contra os homens que as exploraram sexualmente — busca levar o cinema pan-africano ao próximo nível.

Ambição de Gênero Global

Ambientado na Nigéria, Benin e Costa do Marfim, “3 Cold Dishes” é dirigido pelo cineasta nigeriano Asurf Oluseyi (“Hakkunde”), que aprendeu sua técnica assistindo ao YouTube e também dirige videoclipes, incluindo vários para Burna Boy, que, por sua vez, contribuiu com duas faixas para a trilha sonora do filme.

“Minha aspiração é que o ‘cinema africano’ não seja apenas um termo para um coletivo de filmes africanos, mas que se torne de fato um gênero [global], assim como temos o Afrobeat”, disse Oluseyi à Variety.

O diretor acrescenta que “como africanos, temos histórias e realidades compartilhadas. Espero que possamos chegar a um ponto em que tenhamos um filme que não seja visto apenas como um filme nigeriano, ou como um filme do Norte ou do Sul da África, mas como um filme africano. Esse tem sido o meu sonho. Eu sei que é muito difícil, mas alguém precisa começar.”

Lançamento Estratégico e Temática Central

Impulsionado pela influência global de Burna Boy e pela direção segura de Oluseyi, o thriller — que acompanha as três mulheres Esosa, Fatouma e Giselle, vendidas ainda adolescentes para o tráfico sexual e que se reencontram 13 anos depois na África Ocidental para planejar sua vingança — estreou em 3 de outubro com uma sessão lotada no Cineworld de Londres, antes de seu lançamento em todo o Reino Unido, marcado para 7 de novembro.

Além disso, “3 Cold Dishes” está programado para abrir o Africa International Film Festival (AFRIFF) em Lagos, Nigéria, no dia 2 de novembro, seguido por um lançamento teatral em aproximadamente 26 países africanos. Estreias nos cinemas da França, EUA e Canadá também estão sendo planejadas.

Oluseyi explica que a estratégia de lançamento é “muito estratégica com Londres. Primeiro, é a casa de Burna. E segundo, é o lar de uma grande porcentagem da diáspora nigeriana”. O diretor detalha o raciocínio por trás da estratégia: “Se começarmos a première na Nigéria, isso poderia rotular o filme como nigeriano. Mas se formos para Londres, estamos dizendo: ‘É Pan-African’”.

Aspectos Técnicos e Orçamento

O filme é produzido por Ifind (Francis Nebot’s), Alma Prods., Asurf Films e Martian Network, e coproduzido pela Black Mic Mac (Pape Boye‘s). Burna Boy atua como produtor executivo por meio da Spaceship Films, empresa que ele cofundou com Bose Ogulu.

Nebot observou o impacto de Burna Boy, lembrando que o rapper exibiu um trailer de “3 Cold Dishes” em telões gigantes no final de seu concerto no Stade de France, em Paris, para 80.000 pessoas, no início deste ano.

O lançamento do filme está sendo coordenado com a turnê de Burna Boy nos EUA e Canadá. Oluseyi informou que há negociações para estrear o filme em Los Angeles, Atlanta e Houston na segunda metade de novembro, e que o lançamento canadense está confirmado para 16 de dezembro, em conjunto com a turnê canadense do artista.

Outro aspecto crucial é que “3 Cold Dishes” é falado em Inglês e Francês (com legendas) ou, alternativamente, em uma versão totalmente dublada em francês, o que, segundo Nebot, é “muito raro” para um filme africano. Ele também destaca que o thriller foi filmado em CinemaScope.

Narrativamente, Oluseyi enfatiza que “3 Cold Dishes” se diferencia ao examinar o tráfico sexual dentro do continente africano, e não para fora. Segundo ele, “a informação real é que 90% dessas vítimas são traficadas de um país africano para outro”.

O filme busca ser uma produção mainstream de apelo popular, com a intenção de ser comercialmente bem-sucedido. O orçamento de “3 Cold Dishes” foi de aproximadamente US$ 1 milhão, considerado um orçamento alto para um filme africano pelos produtores e pelo diretor. A Filmhub detém os direitos de distribuição na América do Norte.